Entrevista com professor dr. Emerson de Pietri

Autores

  • Silvio Profirio Da Silva Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG.
  • Josete Marinho de Lucena Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Resumo

Nestra trabalho, apresentamos os resultados de uma entrevista realizada com o Professor Dr.º Emerson de Pietri. Nesta entrevista, focamos em distintos aspectos relativos ao ensino de língua materna, tais como: concepções de linguagem, percurso histórico do trabalho didático do ensino de língua materna no Brasil etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Profirio Da Silva, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG. E-mail: profirio.silvio@bol.com.br

Josete Marinho de Lucena, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV, atuando nos Cursos de Letras Português e Letras Libras, bem como no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – PPGLE. E-mail: josetemarinho.ufpb@gmail.com

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.

GONÇALVES, A. V.; SAITO, C. L. N.; NASCIMENTO, E. L.. A língua em funcionamento nas práticas discursivas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 10, n. 4, p. 995-1024, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n4/a09v10n4.pdf. Acesso em: 22 jan. 2018.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M.. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

SILVA, S. P.. A Compreensão de Texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013): evolução histórica e perspectivas atuais em debate. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 2017a. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/9227/2/arquivoototal.pdf. Acesso em: 30 jan. 2018.

SOARES, M. B.. Português na Escola – História de uma Disciplina Curricular. In: BAGNO, M.. Linguística da Norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Downloads

Publicado

15-06-2018

Como Citar

DA SILVA, Silvio Profirio; DE LUCENA, Josete Marinho. Entrevista com professor dr. Emerson de Pietri. Scripta, [S. l.], v. 22, n. 44, p. 289–294, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/17008. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

Entrevistas