Entrevista com professor dr. Emerson de Pietri
Résumé
Nestra trabalho, apresentamos os resultados de uma entrevista realizada com o Professor Dr.º Emerson de Pietri. Nesta entrevista, focamos em distintos aspectos relativos ao ensino de língua materna, tais como: concepções de linguagem, percurso histórico do trabalho didático do ensino de língua materna no Brasil etc.Téléchargements
Références
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.
GONÇALVES, A. V.; SAITO, C. L. N.; NASCIMENTO, E. L.. A língua em funcionamento nas práticas discursivas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 10, n. 4, p. 995-1024, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n4/a09v10n4.pdf. Acesso em: 22 jan. 2018.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M.. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
SILVA, S. P.. A Compreensão de Texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013): evolução histórica e perspectivas atuais em debate. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 2017a. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/9227/2/arquivoototal.pdf. Acesso em: 30 jan. 2018.
SOARES, M. B.. Português na Escola – História de uma Disciplina Curricular. In: BAGNO, M.. Linguística da Norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.