Entrevista com professor dr. Emerson de Pietri

Autores/as

  • Silvio Profirio Da Silva Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG.
  • Josete Marinho de Lucena Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Resumen

Nestra trabalho, apresentamos os resultados de uma entrevista realizada com o Professor Dr.º Emerson de Pietri. Nesta entrevista, focamos em distintos aspectos relativos ao ensino de língua materna, tais como: concepções de linguagem, percurso histórico do trabalho didático do ensino de língua materna no Brasil etc.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvio Profirio Da Silva, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG. E-mail: profirio.silvio@bol.com.br

Josete Marinho de Lucena, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV, atuando nos Cursos de Letras Português e Letras Libras, bem como no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – PPGLE. E-mail: josetemarinho.ufpb@gmail.com

Citas

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.

GONÇALVES, A. V.; SAITO, C. L. N.; NASCIMENTO, E. L.. A língua em funcionamento nas práticas discursivas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 10, n. 4, p. 995-1024, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n4/a09v10n4.pdf. Acesso em: 22 jan. 2018.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M.. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

SILVA, S. P.. A Compreensão de Texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013): evolução histórica e perspectivas atuais em debate. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 2017a. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/9227/2/arquivoototal.pdf. Acesso em: 30 jan. 2018.

SOARES, M. B.. Português na Escola – História de uma Disciplina Curricular. In: BAGNO, M.. Linguística da Norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Publicado

2018-06-15

Cómo citar

DA SILVA, Silvio Profirio; DE LUCENA, Josete Marinho. Entrevista com professor dr. Emerson de Pietri. Scripta, Belo Horizonte, v. 22, n. 44, p. 289–294, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/17008. Acesso em: 2 sep. 2025.

Número

Sección

Entrevistas