As concepções de letramentos na formação de professores de FLE em contexto amazônico

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DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p53-63

Palavras-chave:

Letramento

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar as concepções de letramentos descritas no projeto político-pedagógico (PPPC) da Licenciatura em Letras-Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), bem como as concepções de letramentos dos professores do curso. A partir do objetivo principal, pretende-se identificar e discutir as perspectivas de letramentos adotadas articulando os conceitos de letramentos inscritos no documento com aqueles adotados pelos professores da licenciatura. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento metodológico está fundamentado na análise documental e em entrevistas, portanto, o trabalho se concentra no projeto político-pedagógico de curso, mais especificamente, em duas versões das matrizes curriculares (MC 2013 e MC 2016). Como suporte teórico o artigo apresenta questões ligadas aos Novos Estudos de Letramento, mais especificamente sobre letramento acadêmico (LEA; STREET, 1998; 2006). Os resultados revelam que os documentos analisados estão fundamentados em uma perspectiva de modelo autônomo de letramento, com características do modelo de hablidades e de socialização acadêmica, enquanto que o discurso da maioria dos docentes está alinhado à perspectiva de letramento ideológico. Finalmente, apresentamos este diagnóstico no sentido de sinalizar direções quando da reformulação de um próximo currículo ou matriz curricular, de forma a alinhá-los com as concepções e práticas de letramento acadêmico do corpo docente.

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Biografia do Autor

Stéphanie Soares Girão, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Língua e Literatura Francesa (UFAM/2008), Mestrado em Letras/Estudos Literários (UFAM/2013) e Doutorado (em andamento) em Linguística Aplicada (Unicamp). Professora Assistente II, efetiva, de Literatura Francesa, no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UFAM, onde leciona as disciplinas Literatura Francesa III (Romance), Literatura Francesa IV (Teatro), Prática Escrita em Língua Francesa I, II e III, bem como as disciplinas Leitura em Língua Francesa I e II. Coordenou os projetos de extensão A verdadeira origem dos contos de fadas: relendo Charles Perrault, Francês e mídias sociais, Página do curso de francês. Também coordenou em 2014 a 1ª Semana de Literatura Francesa do Amazonas. Amante das artes cênicas, tem especial interesse em Teatro do Absurdo e colaboradora em projetos de leituras dramatizadas (espanhol e francês). Tem dedicado especial atenção às áreas de Leitura Literária, Ensino de Literatura e Formação de Professores, temas centrais da pesquisa de doutorado em andamento.

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Publicado

30-09-2019

Como Citar

GIRÃO, Stéphanie Soares. As concepções de letramentos na formação de professores de FLE em contexto amazônico. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 53–63, 2019. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p53-63. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/19502. Acesso em: 22 abr. 2025.