As concepções de letramentos na formação de professores de FLE em contexto amazônico
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p53-63Palavras-chave:
LetramentoResumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar as concepções de letramentos descritas no projeto político-pedagógico (PPPC) da Licenciatura em Letras-Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), bem como as concepções de letramentos dos professores do curso. A partir do objetivo principal, pretende-se identificar e discutir as perspectivas de letramentos adotadas articulando os conceitos de letramentos inscritos no documento com aqueles adotados pelos professores da licenciatura. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento metodológico está fundamentado na análise documental e em entrevistas, portanto, o trabalho se concentra no projeto político-pedagógico de curso, mais especificamente, em duas versões das matrizes curriculares (MC 2013 e MC 2016). Como suporte teórico o artigo apresenta questões ligadas aos Novos Estudos de Letramento, mais especificamente sobre letramento acadêmico (LEA; STREET, 1998; 2006). Os resultados revelam que os documentos analisados estão fundamentados em uma perspectiva de modelo autônomo de letramento, com características do modelo de hablidades e de socialização acadêmica, enquanto que o discurso da maioria dos docentes está alinhado à perspectiva de letramento ideológico. Finalmente, apresentamos este diagnóstico no sentido de sinalizar direções quando da reformulação de um próximo currículo ou matriz curricular, de forma a alinhá-los com as concepções e práticas de letramento acadêmico do corpo docente.
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