As concepções de letramentos na formação de professores de FLE em contexto amazônico
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p53-63Keywords:
LetramentoAbstract
Este artigo tem como objetivo principal analisar as concepções de letramentos descritas no projeto político-pedagógico (PPPC) da Licenciatura em Letras-Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), bem como as concepções de letramentos dos professores do curso. A partir do objetivo principal, pretende-se identificar e discutir as perspectivas de letramentos adotadas articulando os conceitos de letramentos inscritos no documento com aqueles adotados pelos professores da licenciatura. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento metodológico está fundamentado na análise documental e em entrevistas, portanto, o trabalho se concentra no projeto político-pedagógico de curso, mais especificamente, em duas versões das matrizes curriculares (MC 2013 e MC 2016). Como suporte teórico o artigo apresenta questões ligadas aos Novos Estudos de Letramento, mais especificamente sobre letramento acadêmico (LEA; STREET, 1998; 2006). Os resultados revelam que os documentos analisados estão fundamentados em uma perspectiva de modelo autônomo de letramento, com características do modelo de hablidades e de socialização acadêmica, enquanto que o discurso da maioria dos docentes está alinhado à perspectiva de letramento ideológico. Finalmente, apresentamos este diagnóstico no sentido de sinalizar direções quando da reformulação de um próximo currículo ou matriz curricular, de forma a alinhá-los com as concepções e práticas de letramento acadêmico do corpo docente.
Downloads
References
ASSIS, J. A.; BOCH, F.; RINCK, F. (org.). Letramento e formação universitária:formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015.
DELCAMBRE, I.; LAHANIER-REUTER, D. Les littéracies universitaires: influence des disciplines et du niveau d’étude dans les pratiques de l’écrit. Diptyque: l’appropriation des discours universitaires, Presses Universitaires de Namur, n. 18, p. 11-42, 2010. Disponível em: <https://www.leseforum.ch/fr/myUploadData/files/2010_3_Delcambre_Lahanier.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2019.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento:uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in high education: an academic literacies approach. Studies in higher education, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364>. Acesso em: 7 fev. 2019.
LEA, M. R.; STREET, B. V. The ‘academic literacies’ model: theory and application. Theory into practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006. DOI 10.1207/s15430421tip4504_11. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15430421tip4504_11>. Acesso em: 7 fev. 2019.
LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
RODRIGUES, D. L. D. I.; FONSECA, G. M. R; MARTINS, J. B. Práticas de leitura e escrita: modos de dizer e atribuir identidades. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 331-342.
FUMO, Oscar; GIRÃO, Stéphanie S. Práticas de letramento acadêmico em Moçambique: análise de um trabalho de escrita de gêneros. Papéis, Campo Grande, v. 22, n. 43, p. 72-90, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/6275>. Acesso em: 27 ago. 2019.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (e colab.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. STREET, B.V. Literacy in theory and practice. New York: Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. V. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento. In: MAGALHÃES, I. (org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 69-92.
STREET, B. V. Letramento e mudança social: a importância do contexto social no desenvolvimento de programas de letramento. In: LETRAMENTOS sociais:abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 43-61.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Grades curriculares. [200-]. Disponível em: <https://ecampus.ufam.edu.br/ecampus/gradesCurriculares>. Acesso em: 17 jan. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Projeto político-pedagógico licenciatura em Letras - língua e literatura francesa. Manaus: UFAM, 2014.UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Matriz curricular 2016. Manaus: UFAM, 2016.
VIANNA, C. A. D. et al SITO, L.; VALSECHI, M. C.; PEREIRA, L. S. M. Do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.