O professor e a pesquisa: as experiências com a escrita na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p41-52

Palavras-chave:

Letramentos, Escrita acadêmica, Gêneros acadêmicos, Ensino

Resumo

Fundamentado numa concepção etnográfico-discursiva (CORRÊA, 2011; 2013), em estudos de letramentos (STREET, 2004; 2010; 2014; GEE,1994) e do discurso (BAKHTIN, 1993, 2003), o trabalho se inscreve no âmbito da Linguística Aplicada. Apresenta como objetivo geral a reflexão sobre os modos de apropriação do gênero acadêmico “projeto de monografia”, no contexto de uma faculdade de formação de professores, considerando a perspectiva discursiva bakhtiniana, especialmente, a tensão entre as palavras de autoridade e a internamente persuasiva, discutindo a concepção de normativadade da língua. A escrita acadêmica é concebida como prática social e experiência subjetiva com a língua(gem) e está sujeita a fatores diversos que integram e modelam o(s) chamado(s) letramento(s) acadêmico(s). Através da análise de pequenos excertos de texto do gênero em pauta, procurou-se construir entendimentos acerca da complexidade da escrita acadêmica em um evento específico, colocando em cena os participantes: aluno, professor-pesquisador, pesquisador-professor. A análise procurou mostrar como os alunos elaboram sua escrita capturando as normas do contexto e dos gêneros acadêmicos.

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Biografia do Autor

Victoria Wilson da Costa Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Professora associada de Linguística do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atua na graduação, na pós graduação Lato sensu (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas) e nos Programa de Mestrado Profissionalizante em Letras (PROFLETRAS) e de Mestrado em Letras e Linguística (PPLIN). É doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e concluiu o pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense. Foi professora do ensino fundamental na rede estadual durante dez anos e quinze anos da rede privada. Atual líder do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade, participa de pesquisas relacionadas a temas no contexto da Linguística Aplicada: ao ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, com ênfase nos estudos do letramento na escola e na universidade. Também pesquisa pragmática e polidez.  Tem livros e artigos publicados em periódicos nacionais com temas da área. 

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Publicado

30-09-2019

Como Citar

COELHO, Victoria Wilson da Costa. O professor e a pesquisa: as experiências com a escrita na universidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 41–52, 2019. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p41-52. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/19653. Acesso em: 22 abr. 2025.