O professor e a pesquisa: as experiências com a escrita na universidade
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p41-52Keywords:
Letramentos, Escrita acadêmica, Gêneros acadêmicos, EnsinoAbstract
Fundamentado numa concepção etnográfico-discursiva (CORRÊA, 2011; 2013), em estudos de letramentos (STREET, 2004; 2010; 2014; GEE,1994) e do discurso (BAKHTIN, 1993, 2003), o trabalho se inscreve no âmbito da Linguística Aplicada. Apresenta como objetivo geral a reflexão sobre os modos de apropriação do gênero acadêmico “projeto de monografia”, no contexto de uma faculdade de formação de professores, considerando a perspectiva discursiva bakhtiniana, especialmente, a tensão entre as palavras de autoridade e a internamente persuasiva, discutindo a concepção de normativadade da língua. A escrita acadêmica é concebida como prática social e experiência subjetiva com a língua(gem) e está sujeita a fatores diversos que integram e modelam o(s) chamado(s) letramento(s) acadêmico(s). Através da análise de pequenos excertos de texto do gênero em pauta, procurou-se construir entendimentos acerca da complexidade da escrita acadêmica em um evento específico, colocando em cena os participantes: aluno, professor-pesquisador, pesquisador-professor. A análise procurou mostrar como os alunos elaboram sua escrita capturando as normas do contexto e dos gêneros acadêmicos.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: UNESP, Hucitec, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentín. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1988.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy practices. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz. (Ed.). Situated literacies: reading and writing in context. London, New York: Routledge, 2000. p. 7-15.
CAMERON, Deborah. Higiene verbal. In: CAMERON, Deborah. On verbal hygiene. Tradução de Marcos Bagno. London: Routledge, 2003. p. 1-32.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, nº especial, 2ª parte, p. 333-356, 2011. Disponível em: <http://www.abralin.org/revista/RVE2/11v.pdf>. Acesso em: 15 set. 2016.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Bases teóricas para o ensino da escrita. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, Santa Catarina, v. 13, n. 3, p. 481-513, set./dez. 2013.
GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies:ideology in discourses. Bristol: The Falmer Press, 1994.
GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-180.
GOULART, Cecília. 2010: Cultura escrita e escola: letrar alfabetizando. In: MARINHO, Marildes. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 438-456.
GOULART, Cecília. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 35-51, ago./dez. 2014.
MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010.
PONZIO, Augusto. Problemas da sintaxe para uma linguística da escuta. In: PONZIO, Augusto.Bakhtin: palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. p. 7-58.
ROJO, Roxane. Gêneros de discurso/texto como objeto de ensino de línguas: um retorno ao trivium? In: SIGNORINI, Inês (org.). [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 73-108.
STREET, Brian. Los nuevos estudios de literacidad. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes; AMES, Patricia (Eds.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Rede para el Desarrollo de las Ciencias Sociales em el Perú, 2004. p. 81-108.
STREET, Brian V. Os Novos Estudos do Letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p.33-53.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.
STUBBS, Michael. A língua na educação. In: BAGNO, Marcos; GAGNÉ, Gilles; STUBBS, Michael.Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002. p. 85-162.
VIANNA, Carolina A. D. et al. Do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana A. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p.27-62.
WILSON, Victoria; CARMO, Thalita. A. do. Usos da escrita: linguagens e saberes em contexto de formação de professores. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 6., abr. 2017. p. 852-863. Disponível em: <https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/usos-da-escrita-linguagens-e-saberes-em-contexto-de-formao-de-professores-25526>.
ZAVALA, Virginia. Quem está dizendo isso?: letramento acadêmico, identidade e poder na educação superior. In: VOVIO, Claudia; SITO, Luanda; DE GRANDE, Paula. (org.). Letramentos:rupturas, deslocamentos e repercussões em pesquisas em linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 71-98.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.