O papel do comentário escrito no método da instrução ao sósia e seu uso na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p109-123

Palavras-chave:

Linguística aplicada,

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o papel do comentário escrito no método da instrução ao sósia (IS) e seu uso na formação de professores, além de propor uma reflexão sobre o interesse em estudar a função epistêmica (SCHNEUWLY, 2008; BLASER, LAMPRON, SIMARD-DUPUIS, 2015) da escrita como auxiliar do método da IS. Para tanto, analisamos os comentários escritos redigidos por professores que assistiram a um curso de pós-graduação sobre o trabalho docente e que vivenciaram o método da IS como uma maneira de ligar os saberes teóricos do curso à sua aplicação prática. Para atingir nossos objetivos, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos e metodológicos da Clínica da Atividade e Ergonomia da Atividade (Clot 1999; Amigues, 2004; Saujat 2010; FAÏTA 2004), acrescidos de conceitos do interacionismo sociodiscursivo (bronckart, 1999, 2008) para a compreensão do agir linguageiro expresso nos textos produzidos pelos participantes. Na análise dos dados, percebemos que o professor, ao escrever o texto comentário enquanto escuta a instrução ao sósia, torna-se um outro para si-mesmo, observando sua prática de um outro ponto de vista. Alguns índices linguísticos e os sentidos dos conteúdos enunciados permitem identificar esses momentos e, assim, contribuem para mostrar a função epistêmica da escrita no conhecimento de si enquanto professor e de sua prática.

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Biografia do Autor

Eliane Gouvea Lousada, FFLCH-USP Universidade de São Paulo

Possui mestrado (1998) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa ALTER-CNPq (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações), e ALTER-AGE-CNPq. Atualmente é professora-doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, na Universidade de São Paulo. Foi professora da University of Guelph, Canadá, no departamento de Etudes Françaises, onde atuou na graduação e no mestrado (Masters) em Estudos Franceses (French Studies). Nesse contexto, ministrou a discilpina de pós-graduação em Didática do Francês como Língua Segunda/Estrangeira e orientou alunos de MA. Tem experiência nas áreas de desenvolvimento e formação de professores, análise de material didático baseado na noção de gênero textual e análise de textos e discursos produzidos em situação de trabalho educacional, com publicações científicas nessas áreas. Além disso, é coautora de livros didáticos em inglês e francês como língua estrangeira e português como língua materna. Suas pesquisas apoiam-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo, nas teorias de análise dos textos e discursos, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade. As questões abordadas em suas pesquisas estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna e estrangeira (francês e inglês), à análise e elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual, ao desenvolvimento de professores dentro de uma visão coerente com as ciências do trabalho e à análise dos textos/discursos produzidos em situação de trabalho educacional.

Flavia Fazion, Universidade de São Paulo (USP)

Pos-doutoranda no programa Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2018), Doutora em Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2011 - 2016), com doutorado sanduíche na Aix-Marseille Université (AMU), França. Atua como professora de Francês Língua Estrangeira no Centro de Línguas da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Possui Licenciatura em Letras pela UFPR (2004), Diploma Superior de Estudos Franceses da Université de Nancy II (1995) e graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991). Membro do grupo de pesquisa ALTER-AGE/CNPq - USP e da equipe ERGAPE (Ergonomie de lactivité des professionnels de léducation) - AMU. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores de línguas estrangeiras, tendo como base os fundamentos do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho.

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Publicado

30-10-2019

Como Citar

LOUSADA, Eliane Gouvea; FAZION, Flavia. O papel do comentário escrito no método da instrução ao sósia e seu uso na formação de professores. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 109–123, 2019. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p109-123. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/19768. Acesso em: 22 abr. 2025.

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