Horizontes (im)possíveis no estágio: práticas de letramento e formação de professores de línguas

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação inicial docente, Práticas de letramento, Formação de professores de línguas

Resumo

Retratando aspectos da realidade do estágio supervisionado, a coletânea Horizontes (im)possíveis no estágio: práticas de letramento e formação de professores de línguas, organizada por Carla Lynn Reichmann e Ana Lúcia Guedes-Pinto, apresenta um conjunto de dez estudos que visam à problematização de discursos e experiências sobre o/no estágio, atentando para a integração de aspectos acadêmicos e profissionais na formação inicial docente. Sob uma perspectiva dialógica, em diferentes níveis de discurso, a obra propicia um espaço profícuo para a reflexão sobre os (im)possíveis horizontes do estágio e suas manifestações na contemporaneidade, podendo ser um instrumento de ensino, análise e sistematização de intervenções e interlocuções para professores que ministram disciplinas de estágio em suas esferas de atuação, assim como para graduandos em formação inicial docente no tocante ao futuro exercício da profissão. Os docentes responsáveis pelos estudos que compõem a obra deixam entrever, por meio de seus posicionamentos discursivos e de suas práticas sociais no âmbito universitário e/ou no espaço da educação básica à frente do processo de formação docente, o seu comprometimento educacional e o seu crivo político-social em prol da garantia de uma boa qualidade em relação à formação de professores. Em meio a tantos entraves a serem enfrentados, esses docentes explicitam que é preciso fazer convergir os objetivos que se prestam a melhorar, reestruturar e redimensionar o ofício docente. Em suas análises, esses estudiosos buscam mostrar que há horizontes possíveis no estágio e que os sujeitos imbricados no processo da formação docente podem seguir percursos formativos mais integrados, interacionais, produtivos e eficazes, beneficiando, por conseguinte, a construção da identidade dos futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Santana Gomes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Meu nome é Fernanda Santana Gomes. Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. Possuo Graduação em Letras: Bacharelado em Estudos Linguísticos (UFMG), Graduação em Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura (UFMG) e Graduação em Pedagogia com Ênfase em Necessidades Educacionais Especiais: Licenciatura e Supervisão/Coordenação Pedagógica (PUC Minas); Especialização em Psicologia da Educação: Ênfase em Psicopedagogia Preventiva (PUC Minas) e Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas). Bolsista CAPES.

Referências

REICHMANN, Carla Lynn; GUEDES-PINTO, Ana Lúcia (Orgs.). Horizontes (im)possíveis no estágio: práticas de letramento e formação de professores de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. 278p.

Downloads

Publicado

11-09-2019

Como Citar

GOMES, Fernanda Santana. Horizontes (im)possíveis no estágio: práticas de letramento e formação de professores de línguas. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 217–233, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/19777. Acesso em: 22 abr. 2025.