O fórum online como ferramenta para interação entre alunos e aprendizagem do Português como segunda língua
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p500-535Mots-clés :
PL2, Interação, Fórum de discussão onlineRésumé
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que objetivou investigar as potencialidades dos fóruns on-line num contexto de aprendizagem do Português como Segunda Língua (PL2). Os dados coletados são provenientes de quatro fóruns realizados no ambiente virtual Moodle e consistem em postagens de aprendizes de diferentes nacionalidades matriculados em um curso presencial oferecido por uma universidade privada do Rio de Janeiro em 2019. Entendemos que o fórum virtual é uma ferramenta por meio da qual se pode promover a interação entre colegas e maximizar a aprendizagem fora do ambiente da sala de aula. Os resultados mostraram que os participantes trocaram informações culturais, utilizaram vocabulário adequado, empregaram estruturas linguísticas e estratégias conversacionais estudadas anteriormente e contribuíram para a construção de conhecimentos. No entanto, os fóruns realizados não foram capazes de atrair todos os alunos e aumentar a participação em comparação com as discussões face a face da sala de aula tradicional. Esse resultado pode sugerir que, apesar de instruções claras, ênfase nos objetivos, planejamento e variedade de tópicos, a participação depende da personalidade do aluno e de suas preferências relacionadas à aprendizagem.
Téléchargements
Références
ALLWRIGHT, Richard L. The importance of interaction in classroom language learning. Applied Linguistics, v. 5, n. 2, p. 156-171, 1984.
ANDRESEN, Martin. Asynchronous discussion forums: success factors, outcomes, assessments, and limitations. Journal of Educational Technology & Society, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 249-257, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 5.ed. São Paulo: Hucitec, 1990.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
BIONDO, Fabiana. Construir conhecimentos linguísticos em fórum online: uma prática colaborativa. Veredas on-line, v. 21, n. 1, p. 40-59, 2017. Disponível em: <https://www.ufjf.br/revistaveredas/files /2017/09/ARTIGO-3.pdf> Acesso em: 26 abr. 2020.
GONZÁLEZ-LLORET, Marta. Technology for Task‐based Language Teaching. In: CHAPELLE, Carol A.; SAURO, Shannon (eds). The handbook of technology and second language teaching and learning. Oxford, UK: Wiley Blackwell, 2019. p. 234-247.
HAMMOND, Michael. Communication within on-line forums: the opportunities, the constraints and the value of a communicative approach. Computers and education, [s. l.], 35, p. 251-262, 2000.
HUA, Zhu. Exploring intercultural communication: language in action. London and New York: Routledge, 2014.
LEFFA, Vilson. J. et al. Preferência dos estudantes na aprendizagem de línguas em três atividades do Moodle. RBLA, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 113-136, 2017.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
MARTINS, Alexandra da Costa Souza; ARAÚJO, Lucicleide de Sousa Alves. O fórum de discussão como instrumento avaliativo da aprendizagem. Informática na Educação: teoria & prática, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 106-122, jun./set. 2016.
MEYER, Rosa Marina de Brito. Estudos em PL2E no Brasil: trajetórias e tendências. In: RIBEIRO, Alexandre do Amaral (org.). Ensino de português do Brasil para estrangeiros: internacionalização, contextos e práticas. Rio de Janeiro: Epublik, 2016. p. 29-46.
MOORE, Michael.; KEARSLEY, Greg. Educação à distância: uma visão integrada. São Paulo: Tomson Learning, 2007.
MORAES, Maria José Ferreira de. O uso de estratégias cognitivas na produção textual de alunos do ensino médio. 2002. 165 f. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Modelo fractal de aquisição de línguas. In: BRUNO, Fátima Cabral. Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: reflexão e prática. São Carlos: Clara Luz, 2005. p. 23-36.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Aquisição de segunda língua. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PALANGE, Ivete. Espaços educativos e suas mobilidades. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017. (Série Universitária).
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para se trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RETO, Luís Antero.; MACHADO, Fernando Luís.; ESPERANCA, José Paulo. Novo Atlas da Língua Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2016.
SALDANHA, Camila Teixeira. Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística. 2011. 202 f. Dissertação de mestrado. Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
SANTOS, Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Revista Faeba, [s. l.], v. 12, n. 18, 2003.
SWAIN, Merrill. The Output Hypothesis: Theory and Research. In: HINKEL, E. (org.) Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 471-483.
SWAIN, Merrill. Languaging, agency and collaboration in advanced second language learning. In: BYRNES, H. (Ed.). Advanced language learning: the contributions of Halliday and Vygotsky. London, England: Continuum, 2006. p. 95-108.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Competência comunicativa. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/competencia-comunicativa>. Acesso em: 30 abr. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.