A análise linguística intercultural em eventos de formação de professoras de Português como Língua de Acolhimento

Autores

  • Flávia Azambuja Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Clara Dornelles Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Everton Vargas da Costa Framingham State University. Universidade de Harvard.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p296-329

Palavras-chave:

Eventos de formação, Análise linguística intercultural, Português como língua de acolhimento

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar como a prática de análise linguística acontece na perspectiva intercultural em eventos de formação de professoras de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Para isso, nos ancoramos no conceito de eventos de formação (COSTA, 2013; 2018; LEMOS, 2014), de análise linguística (MENDONÇA, 2006; 2007a e b) e de interculturalidade (JANZEN, 2005; TORQUATO, 2014; 2016). A pesquisa centra-se na geração de dados e análise de cunho etnográfico, no contexto de um curso de imersão on-line ofertado no âmbito do projeto Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA), em ações de docência compartilhada (LEMOS, 2014; SCHLATTER; COSTA, 2020). A turma é constituída por 30 estudantes e as professoras são graduandas e egressas do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com experiências presenciais em ensino de PLAc. Neste artigo, discutimos um evento de formação em que a análise linguística se torna relevante durante uma aula síncrona via Google Meet. Os resultados mostram que práticas que envolvem a análise linguística intercultural se caracterizam pela reflexão colaborativa sobre estranhamentos ocasionados pelos usos linguísticos, o que impacta a aprendizagem de alunos e professoras. Os resultados também apontam para preponderância da participação dos estudantes em eventos de formação, em aulas de PLAc que visam à análise linguística intercultural, e indicam que a análise linguística se concretiza como intercultural em ações interacionais entre professores e estudantes, gerando aprendizagens para todos os participantes.

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Biografia do Autor

Flávia Azambuja, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Mestra em Ensino de Línguas e graduada em Letras português e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Bagé/RS.  Atua como professora de língua portuguesa como língua materna e adicional. Co-coordenadora do projeto de extensão Laboratório de Leitura e Produção Textual - LAB na Unipampa. 

Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atua no curso de Letras/Línguas Adicionais (Inglês e Espanhol) e Respectivas Literaturas e coordena o Núcleo de Apoio Intercultural à Aprendizagem de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA). Desenvolve pesquisas sobre ensino-aprendizagem de línguas e construção de identidades, no campo aplicado de estudos da linguagem.      

Everton Vargas da Costa, Framingham State University. Universidade de Harvard.

Everton Vargas da Costa é Doutor em Linguística Aplicada e atualmente é Professor-Leitor do
Itamaraty na Universidade de Harvard e Professor-Visitante de Português e Espanhol na
Framingham State University. Pesquisa sobre práticas de formação de professores pela lente da
etnografia, tendo publicado em 2013 a dissertação de mestrado “Práticas de formação de
professores de Português Língua Adicional em um instituto cultural brasileiro no exterior” e em
2018 a tese de doutorado "Eventos de formação de professores de português língua adicional: a
organização das práticas e as trajetórias de participação em um estudo interpretativo sobre
aprender a ensinar". Tem publicações em periódicos brasileiros e norte-americanos sobre
elaboração de materiais didáticos, pedagogia de projetos, avaliação da aprendizagem e
formação de professores de português como língua adicional e como língua de herança. É um
dos organizadores da coletânea de artigos “Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e
Cultura Brasileira pelo Mundo: Experiências do Programa de Leitorado do Itamaraty”, a ser
lançado em 2018 pela editora Boa Vista Press.

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Publicado

29-06-2021

Como Citar

AZAMBUJA, Flávia; DORNELLES, Clara; COSTA, Everton Vargas da. A análise linguística intercultural em eventos de formação de professoras de Português como Língua de Acolhimento. Scripta, [S. l.], v. 25, n. 53, p. 296–329, 2021. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p296-329. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/25740. Acesso em: 23 mar. 2025.