“Português — Universidades”: o material didático de português para estrangeiros em contexto universitário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p145-168Palavras-chave:
Português para falantes de outras línguas (PFOL), Material didático, Contexto Universitário, Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE)Resumo
O ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) no Brasil tem se ampliado nas universidades, com o aumento no número de estudantes de mobilidade matriculados no país, graças a programas entre instituições brasileiras e estrangeiras. Com isso, cresce também a demanda na oferta de cursos de PFOL dentro das universidades e, consequentemente, de cursos e de elaboração de materiais que contemplem as necessidades de uso do português pelos estrangeiros no contexto universitário, de modo a promover sua integração à comunidade acadêmica. Com o intuito de atender a essa demanda, surge, então, uma proposta de elaboração de um Material Didático (MD) em contexto universitário, dentro do programa de Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Partindo de um contexto de internacionalização do ensino superior, apresentaremos, neste artigo, o cenário do ensino de PFOL dentro das universidades brasileiras, bem como o papel da universidade na integração e na adaptação de alunos estrangeiros à vida acadêmica, de modo a justificar a elaboração do referido MD. Além disso, pretende-se apresentar e descrever o MD e suas Unidades Didáticas (UD), com a finalidade de elucidar os princípios teóricos que fundamentam suas atividades e ressaltar como elas atendem as necessidades de aprendizagem dessa comunidade.
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