“Ser professor/a de português” no PRP:

discursos concorrentes à constituição de identidades docentes

Autores

  • David Christian de Oliveira Pereira Cesmac / PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p467-497

Palavras-chave:

Formação docente, discursos, PRP, identidade(s)

Resumo

Este recorte de investigação de tese propõe apresentar quais discursos prévios concorrem para a construção das identidades docentes de dois graduandos em Letras-Português, inseridos no Programa Residência Pedagógica, tomando como referência o primeiro questionário estruturado aplicado no início da pesquisa. Situado no âmbito da Linguística do Discurso, este Estudo de Caso é de caráter qualitativo-interpretativista. Como vozes de sustentação deste trabalho, estão, por exemplo, Saviani (2005; 2009), Tardif (2014), Bauman (2005), Charaudeau e Maingueneau (2008), Hall (2014; 2019) e Foucault (2014). Identificamos, a partir da tessitura discursiva traçada, que as identidades dos estudantes e residentes pedagógicos vêm sendo (re)construídas ainda a passos lentos, com primazia por identidades estáticas em detrimento de identidades em movimento, mesmo estando esses sujeitos imersos em um Programa que se apresenta inovador em sua proposta prático-reflexiva.

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Biografia do Autor

David Christian de Oliveira Pereira, Cesmac / PUC Minas

Centro Universitário Cesmac. Professor Titular III. Doutor e Pós-doutorando em Letras (PUC Minas).

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Publicado

21-12-2023

Como Citar

PEREIRA, David Christian de Oliveira. “Ser professor/a de português” no PRP:: discursos concorrentes à constituição de identidades docentes. Scripta, [S. l.], v. 27, n. 60, p. 467–497, 2023. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p467-497. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/29695. Acesso em: 23 mar. 2025.