Análise multimodal da obra “Vozes no Parque”:
quando texto verbal e visual se unem para a construção dos sentidos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n61p416-445Palavras-chave:
Literatura infantil, Multimodalidade, Gramática do design visual, EnsinoResumo
A sociedade midiatizada não se limita mais aos livros repletos de texto verbal cujas lacunas devem ser preenchidas exclusivamente pela imaginação. São multissemióticos e trazem consigo muitas mensagens, principalmente os livros ilustrados de literatura infantil. Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado e tem o objetivo geral de fazer uma análise multimodal baseada na teoria de Kress e van Leeuwen (2006) com a finalidade de explorar recursos multimodais presentes no livro Vozes no Parque, de Anthony Browne. Como objetivos específicos, o artigo visa aplicar as metafunções da “Gramática do Design Visual” (GDV), ao estudo das imagens em livros infantis e identificar recorrências quanto aos recursos semióticos presentes nas imagens. Nossa proposta foi trabalhar com a GDV por meio de uma pesquisa qualitativa, de análise multimodal, analisando a obra selecionada. Para atingir nossos objetivos, essa pesquisa perpassa pelos conceitos teóricos de literatura infantil, multiletramentos e multimodalidade. Com o resultado desse trabalho, demonstramos como as imagens atuam na composição das histórias infantis e como o autor-ilustrador faz o seu uso atrelado ao propósito e à temática de cada obra. A partir da aplicação da GDV, concluímos que texto verbal e visual caminham juntos. A imagem atua como complementações e extrapolações ao texto verbal de forma que seja inviável afirmar que um precede ao outro.
Downloads
Referências
BROWNW, Anthony. Vozes no Parque. 1ª edição. São Paulo: Pequena Zahar, 2014.
COSTA, Marta Morais. Literatura Infantil. 2008. Disponível em: https://docero.com.br/doc/nnvcsvv. Acesso em: 20 set. 2020.
DOMINGOS, Ana Cláudia Munari; KLAUCK, Ana Paula; MASTROBERTI, PAULA. Multimodalidade textual e formação do hiperleitor. In: FLORES, Onici Claro; GABRIEL, Rosângela (Orgs.). O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. Santa Maria: Ed. UFSM, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil brasileira: história e histórias. 6 ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.
RAMOS, Flavia Brocchetto; NUNES, Marília Forgiarini. Ler literatura também é ler imagem? In: FLORES, Onici Claro; GABRIEL, Rosângela (Orgs.). O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura. Santa Maria: Editora UFSM, 2017. p. 109 - 122.
ROJO, Roxane. Texto multimodal. In UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS. Glossário Ceale. 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/ Acesso em: 19 jun. 2021.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na Escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".