Análise multimodal da obra “Vozes no Parque”:

quando texto verbal e visual se unem para a construção dos sentidos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n61p416-445

Mots-clés :

Literatura infantil, Multimodalidade, Gramática do design visual, Ensino

Résumé

A sociedade midiatizada não se limita mais aos livros repletos de texto verbal cujas lacunas devem ser preenchidas exclusivamente pela imaginação. São multissemióticos e trazem consigo muitas mensagens, principalmente os livros ilustrados de literatura infantil. Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado e tem o objetivo geral de fazer uma análise multimodal baseada na teoria de Kress e van Leeuwen (2006) com a finalidade de explorar recursos multimodais presentes no livro Vozes no Parque, de Anthony Browne. Como objetivos específicos, o artigo visa aplicar as metafunções da “Gramática do Design Visual” (GDV), ao estudo das imagens em livros infantis e identificar recorrências quanto aos recursos semióticos presentes nas imagens. Nossa proposta foi trabalhar com a GDV por meio de uma pesquisa qualitativa, de análise multimodal, analisando a obra selecionada. Para atingir nossos objetivos, essa pesquisa perpassa pelos conceitos teóricos de literatura infantil, multiletramentos e multimodalidade. Com o resultado desse trabalho, demonstramos como as imagens atuam na composição das histórias infantis e como o autor-ilustrador faz o seu uso atrelado ao propósito e à temática de cada obra. A partir da aplicação da GDV, concluímos que texto verbal e visual caminham juntos. A imagem atua como complementações e extrapolações ao texto verbal de forma que seja inviável afirmar que um precede ao outro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Patricia Michelotti, Universidade Franciscana

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN), Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação (TICs) e MBA Gestão Empresarial (AMF). É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com conclusão em Janeiro de 2014. Atualmente é professora coordenadora do Projeto de Extensão "Núcleo de Excelência em Linguagem", vinculado à Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). Atua como professora e coordenadora de Projetos Culturais e Educacionais junto a Fundação Antonio Meneghetti, e atua como professora universitárias, ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Linguagem Jurídica; Oficina de Português e Português Empresarial, nos cursos Bacharelados em Direito, Ciências Contábeis e Administração.

Graziela Frainer Knoll , Universidade Franciscana

Doutora em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Letras, Estudos Linguísticos (UFSM), Especialista em TICs Aplicadas à Educação (UFSM). Possui graduação em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e graduação em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). É professora Adjunta da Universidade Franciscana. 

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2020.

BROWNW, Anthony. Vozes no Parque. 1ª edição. São Paulo: Pequena Zahar, 2014.
COSTA, Marta Morais. Literatura Infantil. 2008. Disponível em: https://docero.com.br/doc/nnvcsvv. Acesso em: 20 set. 2020.
DOMINGOS, Ana Cláudia Munari; KLAUCK, Ana Paula; MASTROBERTI, PAULA. Multimodalidade textual e formação do hiperleitor. In: FLORES, Onici Claro; GABRIEL, Rosângela (Orgs.). O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. Santa Maria: Ed. UFSM, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil brasileira: história e histórias. 6 ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.
RAMOS, Flavia Brocchetto; NUNES, Marília Forgiarini. Ler literatura também é ler imagem? In: FLORES, Onici Claro; GABRIEL, Rosângela (Orgs.). O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura. Santa Maria: Editora UFSM, 2017. p. 109 - 122.
ROJO, Roxane. Texto multimodal. In UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS. Glossário Ceale. 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/ Acesso em: 19 jun. 2021.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na Escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-31

Comment citer

MICHELOTTI, Patricia; KNOLL , Graziela Frainer. Análise multimodal da obra “Vozes no Parque”:: quando texto verbal e visual se unem para a construção dos sentidos . Scripta, Belo Horizonte, v. 27, n. 61, p. 416–445, 2023. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2023v27n61p416-445. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/31106. Acesso em: 9 sept. 2025.