Evidências de pesquisas em aquisição e perda da linguagem para a compreensão da relação linguagem e cognição

Autores

  • Arabie Bezri Hermont

Palavras-chave:

Linguagem, Cognição, Teoria Gerativa, Aquisição e perda da linguagem.

Resumo

Este artigo visa dar um panorama sobre como pesquisas sobre a aquisição da linguagem por parte de crianças sem queixas de problemas de linguagem e por parte de crianças com déficit específico de linguagem (conhecidas também como crianças DEL) e pesquisas sobre afasia agramatical, associadas a estudos com o auxílio tecnológico, permitem um maior aprofundamento no estudo linguístico relacionado à sua base neural e procuram demonstrar particularidades na estrutura interna da gramática de um indivíduo normal. Este trabalho assenta-se no arcabouço da Teoria Gerativa, a qual dá aparato teórico e sustentação para procedimentos de pesquisas sobre os déficits. Aliam-se, a tal teoria, pesquisas sobre aquisição de linguagem, sobre os fenômenos ocorrentes no DEL e sobre a afasia agramatical, as quais fornecem, ao quadro teórico, dados empíricos necessários à agenda de investigação sobre o tema.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTIAANSE, R. VAN ZONNEVELD, R. Sentence production with

verbs of alternating transitivity in agrammatic Broca’s aphasia. Journal o Neurolinguistics, v. 18, p. 57-66, 2005.

BORER, Hagit. Parametric syntax. Dordrecht: Foris Publications, 1984.

CHOMSKY, Noam. Lectures on government and binding. Dordrecht: Foris Publications, 1981.

CHOMSKY, Noam. O programa minimalista. Trad.: Eduardo Raposo. Lisboa: Editora Caminho, 1995.

FRANÇA, Aniela. A Interface Linguística-Neurociência da Linguagem. Anpoll 2006 – PUC-SP. Disponível em: <http://www.ufjf.br/anpoll/files/2010/10/Ainterface-Linguística-Neurociência-da-Linguagem.pdf>.

FRIEDMANN, N., GRODZINSKY, Y. Tense and agreement in agrammatic production: pruning the syntactic tree. brain and anguage. v. 56, p. 397-425, 1997.

FROMKIN, Victoria. Some thoughts about the brain/mind/language interface. Lingua, v. 100, p. 3-27, 1997.

GOPNIK, Myrna; CRAGO, Martha. Familial aggregation of a developmental language disorder. Cognition, v. 39, p. 1-50, 1991.

GUILFOYLLE, Eithne; NOONAN, Máire. Functional categories and language acquisition. Paper presented at the 13th annual Boston University Conference on Language Development. 1988.

GRODZINSKY, Y. Theoretical perspectives on language deficits. Cambridge: MIT Press, 1990.

HERMONT, Arabie Bezri. Tempo e aspecto no déficit específico de linguagem. Rio de Janeiro, 2005, 273 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Rio do Janeiro, Faculdade de Letras, Rio de Janeiro.

KANDEL, E. R., SCHWARTZ, J. H., JESSEL, T. M. Fundamentos da

Neurociência e do Comportamento. Rio de Janeiro: Editora Prentice-Hall do Brasil Ltda., 1997.

LAI, Cecilia. et al. A fork-head-domain gene is mutated in a severe speech and language disorder. Nature, v. 413, p. 519-523, 2001.

PINKER, Steven. Why the child holded the baby rabbit: a case study in language acquisition, (1995). In: GLEITMAN; LIBERMAN (ed). An invitation cognitive science: Language. Cambridge: MIT Press, 1995. p. 107-33.

PINKER, Steven. Words and rules: the ingredients of language. New York: Basic Books, 1999.

RADFORD, Andrew. Syntactic theory and the acquisition of English syntax: the nature of early child grammars of English. Oxford: Blackwell, 1990.

RADFORD, Andrew. The acquisition of the morphosyntax of finite verbs in english. In: MEISEL, Jurgen M. The acquisition of verb placement: functional categories and V2 phenomena in language acquisition. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1992. p.23-62.

RICE, Mabel L.; WEXLER, Kenneth. Specific language impairment as a period of extended optional infinitive. Journal of speech & hearing research, v.38, p. 850-864, Aug. 1995.

RIZZI, Luigi. Root infinitives as truncated structures in early grammars. 18th Annual Boston conference on language development, 1994.

ROSA, Maria Carlota. Introdução à (Bio)Linguística. São Paulo: Contexto, 2010.

VAN DER LELY. Domain-specific cognitive systems: insight from grammatical - SLI. Trends in cognitive sciences, London, v. 9. n. 2. Feb. 2005.

WEXLER, Kenneth. Very early parameter setting and the unique cheking constraint: a new explanation of the optional infinitive stage. Lingua, v. 106, p. 23-79, 1998.

YANG, Charles. D. Knowledge and learning in natural language. New York: Oxford University Press, 2002.

Downloads

Publicado

27-07-2010

Como Citar

BEZRI HERMONT, Arabie. Evidências de pesquisas em aquisição e perda da linguagem para a compreensão da relação linguagem e cognição. Scripta, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 71–88, 2010. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/4351. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Cognição humana

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)