Em literatura isso não é isso, mas aquilo

Autores

  • Juliana Cristina Salvadori Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2012v16n31p109

Palavras-chave:

Estética, Humanismo, Poesia, Leitura, "Isso é aquilo",

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de leitura do poema "Isso é aquilo", de Carlos Drummond de Andrade, experiência conjunta de leitores – professor e alunos – a ser realizada em sala de aula, tanto por alunos do ensino fundamental e médio quanto por alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. O pressuposto básico é o de que o texto literário, pela sua especificidade de objeto estético, por um lado, no qual a questão da forma, do como, desempenha papel intrínseco na constituição do sentido, proporciona ao seu leitor, justamente pela mediação estética, uma experiência formativa, humanizadora no sentido que Antonio Candido confere a este termo em seus textos "O direito à literatura" e "A literatura e a formação do homem" . Por outro lado, também por ser um sistema semiótico-linguístico, o texto literário, sua multiplicidade de formas, temáticas, estratégias, acaba por prover ao leitor um repertório diversificado que o ampara e prepara a ler qualquer outro tipo de texto. Para isso, a metodologia proposta neste artigo, cheirando a truísmo, é o de que literatura só se aprende a ler justamente quando se lê literatura, especialmente no caso de um poeta com uma vasta produção metapoética como é o caso de Carlos Drummond de Andrade.

 

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Referências

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Publicado

07-12-2012

Como Citar

SALVADORI, Juliana Cristina. Em literatura isso não é isso, mas aquilo. Scripta, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 109–118, 2012. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2012v16n31p109. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/P.2358-3428.2012v16n31p109. Acesso em: 20 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Estética

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