Entrevista com o Prof. Dr. Nabil Araújo

Authors

  • Juliana Cristina Salvadori Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p383-386

Keywords:

Entrevista, Nabil Araújo

Abstract

Nabil Araújo é doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Editor Associado de Matraga – Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ e coordernador do conselho editorial da Coleção Letras UERJ da EdUERJ. Líder do grupo de pesquisa interinstitucional “Retorno à Poética: imagologia, referenciação, genericidade” (CNPq). Orienta pesquisas de mestrado e de doutorado em Estudos Literários. Publicou diversas obras, dentre elas O evento comparatista: da morte da literatura comparada ao nascimento da crítica (EdUEL, 2019) e Teoria da Literatura e História da Crítica: momentos decisivos (EdUERJ, 2020). Por sua tese de doutorado, recebeu o Prêmio UFMG de Teses, em 2014, e o Prêmio ANPOLL de Teses, em 2016. Seu projeto “Ensino de literatura e desenvolvimento da competência crítica: uma ‘terceira via’ didático-pedagógica” foi premiado pela Fundação Carlos Chagas como a melhor experiência educativa inovadora realizada por docente de Licenciatura em 2014. Por duas vezes, em 2015 e em 2019, foi contemplado com o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira, conferido pela Pró-reitoria de Graduação da UERJ. Sua produção acadêmica com enfoque em teoria literária nos levou a convidá-lo a explorar a desleitura como operador conceitual e suas possibilidades para pensar a leitura e o ensino de literatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Juliana Cristina Salvadori, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (Bolsa CAPES) e Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Bolsa CNPq). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus 4, Jacobina, desde 2012. Atua como docente na graduação (Curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas) e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPED, . É líder do Desleituras: grupo de estudo, pesquisa e extensão em leitura, tradução e adaptação, que se ocupa de práticas de leitura e escrita constituídas na contemporaneidade, enfocando processos, produtos e atores de textos multi e transmodais. É também co-líder e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA), no qual coordena o Grupo de estudos em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE), cujas principais áreas de atuação e interesse são formação de professores, práticas pedagógicas, educação inclusiva e acessibilidade

References

Não há.

Published

2022-11-18

How to Cite

SALVADORI, Juliana Cristina. Entrevista com o Prof. Dr. Nabil Araújo. Scripta, Belo Horizonte, v. 26, n. 56, p. 383–386, 2022. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p383-386. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/29194. Acesso em: 13 aug. 2025.

Most read articles by the same author(s)