Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2013v17n32p219Keywords:
Posicionamentos identitários, Jogo de vozes, Referência pessoal, Modalizações.Abstract
Em interlocução com o pressuposto de que as práticas discursivas da esfera acadêmica são espaços constitutivos de identidades, este trabalho, sob uma perspectiva discursiva, investiga os posicionamentos discursivo-enunciativos de alunos em processo de formação acadêmico-profissional em Letras, a fim de compreender os movimentos de emergência identitária desses sujeitos no trabalho da construção discursiva de seus textos. Tendo em vista não somente a organização da composicionalidade textual como também as condições de produção dos discursos, são analisados diferentes mecanismos enunciativos e discursivos (particularmente as estratégias de referência pessoal, as modalizações e o jogo de vozes) em atividades acadêmicas desenvolvidas por alunos em formação inicial (2º período), recém‑ingressados na universidade, e por alunos no último ano do Curso (7º período), às vésperas de se formarem. Em vista disso, a análise do corpus contempla as diversas formas pelas quais o sujeito investe-se para dizer o que diz e como diz, com o objetivo de apreender as imagens que ele constrói sobre a própria formação, bem como os papéis sociais que assume e suas ações na esfera acadêmica.
Downloads
References
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
AMOSSY, Ruth. O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119-144.
AMOSSY, Ruth. Ethos. In: CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU,
Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Tradução de Fabiana Komesu et
al. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 220-234.
ASSIS, Juliana Alves; SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. Gêneros na formação e na atuação do professor de língua materna: o que ainda é preciso dizer e fazer a propósito dessa relação. In: SERRANI, Silvana (Org.). Letramento, discurso e trabalho docente. Vinhedo: Belo Horizonte, 2010. p. 172-179.
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-335.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e
filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. Original publicado em 1929.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. Campinas, SP: Pontes, 1995. v. 1.
BEZERRA, Paulo. Polifonia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2007. p. 191-200.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
DUCROT, Oswald. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In: DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987. p. 161-222.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
HADDAD, Galit. Ethos prévio e ethos discursivo: o exemplo de Romain Rolland. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119-144.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: WOODWARD, Kathryn; SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 103-131.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HOLLAND, Dorothy et al. Identity and agency in cultural worlds. Cambridge: Harvard University Press, 1998.
HORTON, Paul B.; HORTON, Robert H. Introdução à sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1975.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.