Letramento e identidade: as fronteiras da tradução
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2013v17n32p97Keywords:
Letramento, Identidade, Etnicidade, Semiosfera, Tradução.Abstract
Este trabalho comporta reflexões a respeito da inter-relação que se estabelece entre letramento e identidade com base em visada interdisciplinar, que abrange referências das áreas de pesquisa de Linguística Aplicada, de Semiótica da Cultura e de Antropologia. Entre outros enfoques, exploro conceitos advindos da Semiótica Tensiva e da Semiótica da Cultura. É dada, ainda, ênfase particular ao conceito de artefato cultural. Com base em relatos de experiências de pesquisa, proponho a revisão e complexificação do conceito de contínuo de gêneros do discurso, de tal forma a que integre, por um lado, questões pertinentes à identidade social, por outro, a noção de tradução dentro de uma abordagem complexa, contraditória e híbrida.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Original publicado em 1979.
BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHÍNOV, Valentin. N.). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995. Original publicado em 1929.
BARTLETT, Lesley. To seem and to feel: situated identities and literacy practices, In: Teachers college record, Columbia University, v. 109, n. 1, p. 51-69, 2007.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local Literacies: Reading and writing in one community. London: Routledge, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAMERON, Deborah et al. Researching language: issues of power and method. London/New York: Routledge, 1992.
COHEN, Abner. Introduction: The lesson of ethnicity. In: COHEN, Abner (Org.). Urban ethnicity. New York: Routledge, 2004.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DERRIDA Jacques. O monolinguismo do outro – Ou a prótese da origem. Porto: Campo das Letras, 2001.
FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e significação. São Paulo: Humanitas, 2001.
GIDDENS, Anthony. Modernity and self-identity. Self and society in the late modern age. Cambridge: Polity Press, 1991.
LOTMAN, Juri. La semiosfera II. Semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. Selección y tradución del ruso por Desiderio Navarro. Madrid: Ediciones Cátedra, 1998.
LOTMAN, Juri. On the semiosphere. Sign systems studies, v. 33, n. 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MARTINS, Maria Sílva Cintra. Ethos, gêneros e questões identitárias. Revista Delta. São Paulo, v. 23, n. 1, 2007.
MARTINS, Maria Sílva Cintra. Hibridismo e plasticidade na constituição dos gêneros do discurso. Trabalhos em linguística aplicada, Campinas, v. 48, p. 23-39, 2009.
MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Ethos e estilo em textos produzidos na esfera acadêmica. In: SERRANI, Silvana (Org.). Letramento, discurso e trabalho docente: uma homenagem a Angela Kleiman. São Paulo: Ed. Hedra/Ecidade, 2010.
MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Aspectos tradutórios do letramento: a construção
do estilo. Linguasagem.São Carlos, n. 18, 2011. Disponível em: <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao18/artigos/023.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2012.
MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Letramento, etnicidade e diálogo intercultural. Revista Delta. São Paulo, v. 27, n. 1, p. 77-98, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/delta/v27n1/a05v27n1.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2012.
MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Reflexões sobre a educação escolar indígena sob a perspectiva sócio-histórica: uma entrevista com Wolfgang Jantzen. Série-Estudos. Campo Grande, n. 32, p. 281-293, jul./dez. 2012.
MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Os temas geradores e a educação escolar indígena diferenciada à luz dos conceitos de cronotopo, de etnicidade e de semiosfera. Revista Língua & Literatura. São Paulo: Humanitas, 2013.
MITCHELL, James Clyde. Perceptions of ethnicity and ethnic behaviour: an empirical exploration. In: COHEN, Abner (Org.). Urban ethnicity. New York: Routledge, 2004.
STREET, Brian. Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.