O tratamento da oralidade nos PCN de língua portuguesa de 5ª a 8ª séries
Keywords:
Parâmetros Curriculares Nacionais, língua portuguesa, oralidade, ensino fundamental,Abstract
Este ensaio dedica-se à análise do tratamento dispensado à oralidade nos de 5ª a 8ª Séries do Primeiro Grau, tendo em vista a relevância da questão. O estudo frisa ser esta a primeira vez que um documento oficial dedica atenção especial à linguagem oral no ensino de língua materna, dando-lhe uma posição de destaque. Entre os aspectos positivos, aponta a noção de linguagem como atividade social e cognitiva, e o fato de não se postular uma dicotomia estrita entre fala e escrita como se fossem dois sistemas linguísticos diversos. Contudo, a análise detalhada das principais passagens em que o tema da oralidade é tratado, revela que o resultado geral não é animador, particularmente sob o ponto de vista prático, pois não há um definição clara da oralidade nem um sugestão adequada do seu tratamento empírico. Observa, também, que em várias passagens verifica-se umavisão da oralidade pelo viés da perspectiva da escrita. No conjunto, sugere-se uma revisão conceitual, ampliação dos gêneros textuais da fala a serem tratados e maior concretude na formulação nas propostas de trabalho.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.