O tratamento da oralidade nos PCN de língua portuguesa de 5ª a 8ª séries
Mots-clés :
Parâmetros Curriculares Nacionais, língua portuguesa, oralidade, ensino fundamental,Résumé
Este ensaio dedica-se à análise do tratamento dispensado à oralidade nos de 5ª a 8ª Séries do Primeiro Grau, tendo em vista a relevância da questão. O estudo frisa ser esta a primeira vez que um documento oficial dedica atenção especial à linguagem oral no ensino de língua materna, dando-lhe uma posição de destaque. Entre os aspectos positivos, aponta a noção de linguagem como atividade social e cognitiva, e o fato de não se postular uma dicotomia estrita entre fala e escrita como se fossem dois sistemas linguísticos diversos. Contudo, a análise detalhada das principais passagens em que o tema da oralidade é tratado, revela que o resultado geral não é animador, particularmente sob o ponto de vista prático, pois não há um definição clara da oralidade nem um sugestão adequada do seu tratamento empírico. Observa, também, que em várias passagens verifica-se umavisão da oralidade pelo viés da perspectiva da escrita. No conjunto, sugere-se uma revisão conceitual, ampliação dos gêneros textuais da fala a serem tratados e maior concretude na formulação nas propostas de trabalho.Téléchargements
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Publié-e
1999-03-25
Comment citer
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O tratamento da oralidade nos PCN de língua portuguesa de 5ª a 8ª séries. Scripta, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 114–129, 1999. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/10280. Acesso em: 8 sept. 2025.
Numéro
Rubrique
Scripta v. 2, n. 4
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