Textos expositivos de alunos do ensino fundamental: uma análise da progressão temática

Authors

  • Elizabeth Marcuschi UFP

Keywords:

Textos expositivos, progressão temática, Ensino fundamental,

Abstract

Este estudo analisa estratégias de desenvolvimento temático utilizadas em textos expositivos produzidos por alunos da quinta série do Ensino Fundamental. Propomos que essas estratégias sejam consideradas na avaliação da produção de texto dos estudantes, tendo em vista o gênero e o tipo de textos solicitados.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADAM, Jean-Michel. Cadre théorique d'une typologie séquentielle. Études de Linguistique Appliquée, Paris, n. 83, p. 7-18, 1998.

BATISTA, Antônio A. Gomes. Aula de português. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GRICE, H. P Logic and conversation. In: COLE, P & MORGAN, J. L. (Ed.). Syntax and semantics. New York: Academic Press, 1975. v. 3, p. 41-58.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão textual. 8. ed. São Paulo: Contexto, 1996.

KOCH, lngedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

KOCH, lngedore G. Villaça, FÁVERO, Leonor L. Contribuição a uma tipologia textual. Letras & Letras, Uberlândia, v. 3, n. I, p. 3-10, 1987.

MARCUSCHI, Elizabeth. Avaliação da língua portuguesa: pressupostos básicos. In: MARCUSCHI, Elizabeth (Org.). Formação do educador, avaliação & currículo. Recife: Universitária, 1999. p. 163-185.

MARCUSCHI, Elizabeth & SOARES, Edla (Org.). Avaliação educacional e currículo: inclusão e pluralidade. Recife: Universitária, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Por uma proposta para a classificação dos gêneros textuais. Recife: UFPE, 1996. (Mimeogr.).

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras/ALE, 1996.

SOARES, Magda B. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 8. ed. São Paulo: Ática, 199 1.

SOARES, Magda B. Concepções de linguagem e o ensino da língua portuguesa. In: BASTOS, N eusa B. (Org.). Língua portuguesa: história, perspectivas, ensino. São Paulo: EDUC, 1998. p. 53-60.

SWEIS, Giovanni P, LAGOS, Pau1ina N. En búsqueda de un modelo cognitivo/textual para la evaluación de texto escrito. In: SOLÍS, M. C. Procesos de comprensión y de producción de textos académicos: argumentativos y expositivos. Cali: Unesco, 1999. p. 83- 115.

VAN DIJK, Teun. Textwissenschaft. Munique: DTV, 1980.

VAN DIJK, Teu n. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 1992.

VAN DIJK, Teun. La noticia como discurso. Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós, 1996.

WERLICH, Egon. Typologie der texte. Heidelberg: Quelle & Meyer, 1979.

Published

2000-10-27

How to Cite

MARCUSCHI, Elizabeth. Textos expositivos de alunos do ensino fundamental: uma análise da progressão temática. Scripta, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 110–124, 2000. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/10380. Acesso em: 11 sep. 2025.

Issue

Section

Artigos