Textos expositivos de alunos do ensino fundamental: uma análise da progressão temática
Keywords:
Textos expositivos, progressão temática, Ensino fundamental,Abstract
Este estudo analisa estratégias de desenvolvimento temático utilizadas em textos expositivos produzidos por alunos da quinta série do Ensino Fundamental. Propomos que essas estratégias sejam consideradas na avaliação da produção de texto dos estudantes, tendo em vista o gênero e o tipo de textos solicitados.Downloads
References
ADAM, Jean-Michel. Cadre théorique d'une typologie séquentielle. Études de Linguistique Appliquée, Paris, n. 83, p. 7-18, 1998.
BATISTA, Antônio A. Gomes. Aula de português. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
GRICE, H. P Logic and conversation. In: COLE, P & MORGAN, J. L. (Ed.). Syntax and semantics. New York: Academic Press, 1975. v. 3, p. 41-58.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão textual. 8. ed. São Paulo: Contexto, 1996.
KOCH, lngedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.
KOCH, lngedore G. Villaça, FÁVERO, Leonor L. Contribuição a uma tipologia textual. Letras & Letras, Uberlândia, v. 3, n. I, p. 3-10, 1987.
MARCUSCHI, Elizabeth. Avaliação da língua portuguesa: pressupostos básicos. In: MARCUSCHI, Elizabeth (Org.). Formação do educador, avaliação & currículo. Recife: Universitária, 1999. p. 163-185.
MARCUSCHI, Elizabeth & SOARES, Edla (Org.). Avaliação educacional e currículo: inclusão e pluralidade. Recife: Universitária, 1997.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Por uma proposta para a classificação dos gêneros textuais. Recife: UFPE, 1996. (Mimeogr.).
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras/ALE, 1996.
SOARES, Magda B. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 8. ed. São Paulo: Ática, 199 1.
SOARES, Magda B. Concepções de linguagem e o ensino da língua portuguesa. In: BASTOS, N eusa B. (Org.). Língua portuguesa: história, perspectivas, ensino. São Paulo: EDUC, 1998. p. 53-60.
SWEIS, Giovanni P, LAGOS, Pau1ina N. En búsqueda de un modelo cognitivo/textual para la evaluación de texto escrito. In: SOLÍS, M. C. Procesos de comprensión y de producción de textos académicos: argumentativos y expositivos. Cali: Unesco, 1999. p. 83- 115.
VAN DIJK, Teun. Textwissenschaft. Munique: DTV, 1980.
VAN DIJK, Teu n. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 1992.
VAN DIJK, Teun. La noticia como discurso. Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós, 1996.
WERLICH, Egon. Typologie der texte. Heidelberg: Quelle & Meyer, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.