Linguística e pedagogia da leitura
Keywords:
Ensino da leitura, Aplicação das teorias do discurso e do texto, Procedimentos de construção do sentido.Abstract
Este texto busca mostrar o papel da Lingüística no ensino da leitura. Partindo da tese de que o conhecimento dos mecanismos intra e interdiscursivos é indispensável para que o aluno aprenda a interpretar os textos, este artigo procura demonstrar que uma pedagogia da leitura deve ser embasada em teorias do texto e do discurso.
Downloads
References
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto. São Paulo: Ática, 1997.
GREIMAS, A. J.; COURTES, J. Sémiotique: dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1979.
ECO, Umberto. Les limites de l’interprétation. Paris: Grasset, 1990.
MAINGUENEAU, Dominique. Nouvelles tendances en analyse du discours. Paris: Hachette, 1987.
MELO-NETO, João Cabral de. Antologia poética. 7. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1989.
PAIS, José Paulo. Um por todos. São Paulo: Brasiliense, 1986.
RIBEIRO, Renato Janine. A última razão dos reis: ensaios sobre filosofia e política. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
TEIXEIRA, Lúcia. Basta que a chamemos literatura. Niterói, 1997 (mimeo).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.