Auto-bio-thanato-grafia: a experiência do silêncio em Photomaton & Vox, de Herberto Helder
Keywords:
Metatexto, Biografema, Afasia, Epitáfio, Ironia.Abstract
Em Photomaton & Vox, Herberto Helder reúne uma série de textos de naturezas e origens diferentes, construindo um livro de folhetos com uma arquitetura complexa e instável. A montagem particular do livro alinha num mesmo nível poemas, textos de poética autoral e alguns quadros autobiográficos dispersos e fragmentários. Dispostos lado a lado, constituem uma rede de implicações que desestabiliza a leitura, fazendo com que todos sejam ironicamente colocados sob o signo da dúvida, da hipótese. Assim são também pensados como ambíguos e plurais os biografemas de um sujeito que escreve sempre sobre a sua experiência de escrita. O autobiógrafo fala enquanto o seu texto dura, movendo-se entre o silêncio anterior ao texto e o silêncio que o vai encerrar. Helder chama “(a morte própria)” ao último folheto de Photomaton & Vox e, falando ainda, inscreve aí o seu epitáfio. Depois deste, outros silêncios fecharam livros finais, que novamente foram abertos, recorrentemente, alternando escrita e silêncio, como vida e morte.
Downloads
References
BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1980.
BLANCHOT, Maurice. La part du feu. Paris: Gallimard, 1949.
FREITAS, Manuel de. Uma espécie de crime: Apresentação do rosto de Herberto Helder. Lisboa: & Etc, 2000.
GOMES, Manuel João. Passear de bicicleta à procura da realidade. Jornal de Letras, artes e Ideias, Lisboa, p. 16-17, Jan. 1988.
GUSMÃO, Manuel. Rimbaud, alteridade, singularização e construção antropológica. Cadernos de literatura comparada, contextos de modernidade, Porto, n. 5, p. 91-124, Julho 2002.
HELDER, Herberto. Apresentação do rosto. Lisboa: Ulisseia, 1968.
HELDER, Herberto. Vocação animal. Lisboa: Dom Quixote, 1971.
HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. 3. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995.
HELDER, Herberto. Poesia toda. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.
HELDER, Herberto. Ou o poema contínuo – súmula. Lisboa: Assírio & Alvim, 2001.
HELDER, Herberto. Ou o poema contínuo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
HOFMANNSTHAL, Hugo von. A carta de Lord Chandos (1902). Trad. Carlos Leite. Lisboa: Black Sun Editores, 1985.
MARIN, Louis. Écriture, images, gravures dans la représentation de soi chez Stendhal. In: CONTAT, Michel, L’Auteur et le manuscrit. Paris: PUF, 1991, p. 118-141.
MARINHO, Maria de Fátima. Herberto Helder – A obra e o homem. Lisboa: Arcádia, 1982.
RUBIM, Gustavo. Extremamente escrito. Público, Lisboa, p. 8, Out. 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.