Auto-bio-thanato-grafia: a experiência do silêncio em Photomaton & Vox, de Herberto Helder
Palabras clave:
Metatexto, Biografema, Afasia, Epitáfio, Ironia.Resumen
Em Photomaton & Vox, Herberto Helder reúne uma série de textos de naturezas e origens diferentes, construindo um livro de folhetos com uma arquitetura complexa e instável. A montagem particular do livro alinha num mesmo nível poemas, textos de poética autoral e alguns quadros autobiográficos dispersos e fragmentários. Dispostos lado a lado, constituem uma rede de implicações que desestabiliza a leitura, fazendo com que todos sejam ironicamente colocados sob o signo da dúvida, da hipótese. Assim são também pensados como ambíguos e plurais os biografemas de um sujeito que escreve sempre sobre a sua experiência de escrita. O autobiógrafo fala enquanto o seu texto dura, movendo-se entre o silêncio anterior ao texto e o silêncio que o vai encerrar. Helder chama “(a morte própria)” ao último folheto de Photomaton & Vox e, falando ainda, inscreve aí o seu epitáfio. Depois deste, outros silêncios fecharam livros finais, que novamente foram abertos, recorrentemente, alternando escrita e silêncio, como vida e morte.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1980.
BLANCHOT, Maurice. La part du feu. Paris: Gallimard, 1949.
FREITAS, Manuel de. Uma espécie de crime: Apresentação do rosto de Herberto Helder. Lisboa: & Etc, 2000.
GOMES, Manuel João. Passear de bicicleta à procura da realidade. Jornal de Letras, artes e Ideias, Lisboa, p. 16-17, Jan. 1988.
GUSMÃO, Manuel. Rimbaud, alteridade, singularização e construção antropológica. Cadernos de literatura comparada, contextos de modernidade, Porto, n. 5, p. 91-124, Julho 2002.
HELDER, Herberto. Apresentação do rosto. Lisboa: Ulisseia, 1968.
HELDER, Herberto. Vocação animal. Lisboa: Dom Quixote, 1971.
HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. 3. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995.
HELDER, Herberto. Poesia toda. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.
HELDER, Herberto. Ou o poema contínuo – súmula. Lisboa: Assírio & Alvim, 2001.
HELDER, Herberto. Ou o poema contínuo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
HOFMANNSTHAL, Hugo von. A carta de Lord Chandos (1902). Trad. Carlos Leite. Lisboa: Black Sun Editores, 1985.
MARIN, Louis. Écriture, images, gravures dans la représentation de soi chez Stendhal. In: CONTAT, Michel, L’Auteur et le manuscrit. Paris: PUF, 1991, p. 118-141.
MARINHO, Maria de Fátima. Herberto Helder – A obra e o homem. Lisboa: Arcádia, 1982.
RUBIM, Gustavo. Extremamente escrito. Público, Lisboa, p. 8, Out. 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.






