Mobilidades culturais: o exemplo das revistas alternativas urbanas
Keywords:
Mobilidades culturais, Agentes culturais, Revistas alternativas urbanasAbstract
Inspirando-me em Walter Moser (2004), quando ele propõe que, no contexto histórico contemporâneo, "um agente transfere um objeto cultural de um sistema a outro", estudo aquilo que se pode chamar um outro tipo de enunciação pedestre (cf. CERTEAU, 1994): o trânsito de agentes culturais em suas relações com os segmentos da população que fazem da rua sua casa. Analiso para isso um tipo de revista feita para ser vendida pela população de rua nas grandes cidades. Neste trabalho, concentro-me na revista Ocas, com circulação em São Paulo e no Rio de Janeiro, em diálogo com a L'Itinéraire, de Montreal, a despeito das diferenças econômicas e sociais entre os dois países em questão. A análise dos textos é feita a partir da relação entre três elementos: o espaço físico e simbólico das cidades e das revistas, os agentes mediadores culturais presentes no processo de produção e recepção dessas publicações e o trânsito desses agentes por esses espaços.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.