Poéticas urbanas para o terceiro milênio: um epos para o Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n46p63-74Keywords:
Literatura brasileiraAbstract
Este artigo elege a poética de Rogério Batalha como uma voz renovadora na cena carioca de passagem de milênio. Especialmente em Melaço (2002) e “Cidade Fundida” (2012), o poeta transfigura a sensibilidade à violência urbana e aos imensos contrastes que oprimem a cidade do Rio de Janeiro em linguagem polifônica, e nos obriga a lidar sinestesicamente com riscos e perigos na cidade-poema recriada. Ao contrário de recorrer à poesia ensimesmada do gueto, seus poemas dialogam produtivamente com figuras e tradições literárias precedentes na busca por enfrentamentos do indizível, criando uma épica para a capital carioca. Sua matéria prima é composta de interrogações, repetições, aliterações e expressões parentéticas, além de um vasto repertório lexical de antíteses que recriam, na palavra, os entrechoques urbanos que, não raro, naturalizamos.
Palavras-chave: Poesia contemporânea. Rogério Batalha. Cidades. Rio de Janeiro.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. “O que é o contemporâneo?” In: ___. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
ARISTÓTELES. HORÁCIO. LONGINO. A poética clássica. Trad. Jaime Bruna. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981.
BAKHTIN, Mikhail. E Volochínov, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem; problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. Ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BANDEIRA, Manuel. “O bicho” https://espacoluau.wordpress.com/2013/07/19/breve-reflexao-sobre-um-poema-de-manuel-bandeira/ Acesso em 20 out 2017.
BATALHA, Rogério. “Cidade fundida”. In: ROSITO, Valeria (org.). Cidade fundida: tal centro, qual periferia? Rio de Janeiro: EDUR, 2012.
BATALHA, Rogério. Melaço. Rio de Janeiro: Bizu, 2002.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilade técnica”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura; obras escolhidas, v. I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp. 165-196.
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito da história”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura; obras escolhidas, v. I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp. 223-232.
CASTRO ALVES, Antônio Frederico de. Vozes d’África [1868]. Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/calves02.html>. Acesso em: 20 fev. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.