Poéticas urbanas para o terceiro milênio: um epos para o Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n46p63-74Palabras clave:
Literatura brasileiraResumen
Este artigo elege a poética de Rogério Batalha como uma voz renovadora na cena carioca de passagem de milênio. Especialmente em Melaço (2002) e “Cidade Fundida” (2012), o poeta transfigura a sensibilidade à violência urbana e aos imensos contrastes que oprimem a cidade do Rio de Janeiro em linguagem polifônica, e nos obriga a lidar sinestesicamente com riscos e perigos na cidade-poema recriada. Ao contrário de recorrer à poesia ensimesmada do gueto, seus poemas dialogam produtivamente com figuras e tradições literárias precedentes na busca por enfrentamentos do indizível, criando uma épica para a capital carioca. Sua matéria prima é composta de interrogações, repetições, aliterações e expressões parentéticas, além de um vasto repertório lexical de antíteses que recriam, na palavra, os entrechoques urbanos que, não raro, naturalizamos.
Palavras-chave: Poesia contemporânea. Rogério Batalha. Cidades. Rio de Janeiro.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. “O que é o contemporâneo?” In: ___. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
ARISTÓTELES. HORÁCIO. LONGINO. A poética clássica. Trad. Jaime Bruna. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981.
BAKHTIN, Mikhail. E Volochínov, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem; problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. Ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BANDEIRA, Manuel. “O bicho” https://espacoluau.wordpress.com/2013/07/19/breve-reflexao-sobre-um-poema-de-manuel-bandeira/ Acesso em 20 out 2017.
BATALHA, Rogério. “Cidade fundida”. In: ROSITO, Valeria (org.). Cidade fundida: tal centro, qual periferia? Rio de Janeiro: EDUR, 2012.
BATALHA, Rogério. Melaço. Rio de Janeiro: Bizu, 2002.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilade técnica”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura; obras escolhidas, v. I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp. 165-196.
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito da história”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura; obras escolhidas, v. I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp. 223-232.
CASTRO ALVES, Antônio Frederico de. Vozes d’África [1868]. Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/calves02.html>. Acesso em: 20 fev. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.