Poéticas urbanas para o terceiro milênio: um epos para o Rio de Janeiro

Autores/as

  • Valeria Rosito Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n46p63-74

Palabras clave:

Literatura brasileira

Resumen

Este artigo elege a poética de Rogério Batalha como uma voz renovadora na cena carioca de passagem de milênio. Especialmente em Melaço (2002) e “Cidade Fundida” (2012), o poeta transfigura a sensibilidade à violência urbana e aos imensos contrastes que oprimem a cidade do Rio de Janeiro em linguagem polifônica, e nos obriga a lidar sinestesicamente com riscos e perigos na cidade-poema recriada. Ao contrário de recorrer à poesia ensimesmada do gueto, seus poemas dialogam produtivamente com figuras e tradições literárias precedentes na busca por enfrentamentos do indizível, criando uma épica para a capital carioca. Sua matéria prima é composta de interrogações, repetições, aliterações e expressões parentéticas, além de um vasto repertório lexical de antíteses que recriam, na palavra, os entrechoques urbanos que, não raro, naturalizamos.

Palavras-chave: Poesia contemporânea. Rogério Batalha. Cidades. Rio de Janeiro. 

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Biografía del autor/a

Valeria Rosito Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Profa. de Literatura Brasileira na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa GEDIR - Gênero, Discurso e Imagem. Interesses de Pesquisa: Carolina Maria de Jesus; estudos de gênero; Linguagem Visual e Cinematográfica;

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Publicado

2018-12-21

Cómo citar

FERREIRA, Valeria Rosito. Poéticas urbanas para o terceiro milênio: um epos para o Rio de Janeiro. Scripta, Belo Horizonte, v. 22, n. 46, p. 63–74, 2018. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2018v22n46p63-74. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/16836. Acesso em: 21 ago. 2025.