Relações dialógicas entre gênero social, discurso e mídia na análise da publicidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p81-96

Keywords:

Dialogismo. Discurso. Publicidade. Gênero social.

Abstract

A linguagem é essencial para as interações sociais, a produção de sentidos e a constituição de identidades, processo que ocorre nos discursos. O objetivo deste trabalho é analisar dialogicamente a publicidade de uma marca de produtos de perfumaria, com foco nos construtos de gênero presentes na linguagem. Para tanto, por meio da análise dialógica do discurso de M. Bakhtin e seu Círculo, serão identificadas marcas de gênero presentes no vídeo publicitário e no anúncio eletrônico da linha de produtos MEN de O Boticário, por meio de sua linguagem verbal, sonora e imagética; analisadas as relações dialógicas existentes entre o discurso da publicidade e os comentários de consumidores da marca na mídia social Facebook; interpretados os sentidos produzidos articulando-se os resultados com a teoria dialógica e com paradigmas culturais de gênero. A análise demonstra os índices axiológicos presentes na linguagem empregada pela marca na campanha publicitária e por consumidores-comentaristas na mídia social. O discurso de gênero explorado contribui para atender às carências de identificação e de consumo dos seus seguidores, com o uso de estereótipos, humor e exagero da virilidade do “homem macho”.

 

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Author Biography

Graziela Frainer Knoll, Centro Universitário Franciscano

Professora Adjunto no Centro Universitário Franciscano, no curso de Publicidade e Propaganda; Doutora em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Letras, Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em TIC Aplicadas à Educação (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM).

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Published

2018-10-31

How to Cite

KNOLL, Graziela Frainer. Relações dialógicas entre gênero social, discurso e mídia na análise da publicidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 22, n. 45, p. 81–96, 2018. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p81-96. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/16933. Acesso em: 11 sep. 2025.