Relações dialógicas entre gênero social, discurso e mídia na análise da publicidade
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p81-96Keywords:
Dialogismo. Discurso. Publicidade. Gênero social.Abstract
A linguagem é essencial para as interações sociais, a produção de sentidos e a constituição de identidades, processo que ocorre nos discursos. O objetivo deste trabalho é analisar dialogicamente a publicidade de uma marca de produtos de perfumaria, com foco nos construtos de gênero presentes na linguagem. Para tanto, por meio da análise dialógica do discurso de M. Bakhtin e seu Círculo, serão identificadas marcas de gênero presentes no vídeo publicitário e no anúncio eletrônico da linha de produtos MEN de O Boticário, por meio de sua linguagem verbal, sonora e imagética; analisadas as relações dialógicas existentes entre o discurso da publicidade e os comentários de consumidores da marca na mídia social Facebook; interpretados os sentidos produzidos articulando-se os resultados com a teoria dialógica e com paradigmas culturais de gênero. A análise demonstra os índices axiológicos presentes na linguagem empregada pela marca na campanha publicitária e por consumidores-comentaristas na mídia social. O discurso de gênero explorado contribui para atender às carências de identificação e de consumo dos seus seguidores, com o uso de estereótipos, humor e exagero da virilidade do “homem macho”.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 5. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
CASTELLS, M. O poder da identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura. V. 2. 3. ed. Trad. Klauss B. Gerhardt. São Paulo, Paz e Terra, 1999.
DAHLET, P. Dialogização enunciativa e paisagens do sujeito. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. 2. ed. rev. Campinas: UNICAMP, 2005. p. 55-84.
DICIONÁRIO de Português Online, 2016. Disponível em: http://dicionarioportugues.org/pt/. Acesso em: 20 jul. 2016.
FARACO, C. A. Bakhtin e os estudos enunciativos no Brasil: algumas perspectivas. In: BRAIT, B. (Org.). Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas. Campinas: Pontes; São Paulo: Fapesp, 2001. p. 27-38.
FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Blucher, 2011.
FEUERBACH, L. Princípios da filosofia do futuro. Covilhã: LusoSofia, 2008.
FIORIN, J. L. Interdiscursividade e Intertextualidade. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 161-193.
FURNIEL, A., LOBATO, F., CERQUEIRA, R. C. As mulheres e a objetividade [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016. Disponível em: http://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/01/28/as-mulheres-e-a-objetividade/. Acesso em: 10 dez. 2017.
GERALDI, J. W. Ancoragens – Estudos bakhtinianos. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções do nosso tempo. Educação & Realidade. Porto Alegre: UFRGS/FACED, v. 22, n. 2, jul/dez, 1997.
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, MG: Ed. da UFMG, 2003.
KNOLL, G. F. Relações de gênero na publicidade: palavras e imagens constituindo identidades. 136f. Dissertação (Mestrado em Letras)– Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2007.
MARCHEZAN, R. C. Diálogo. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 115-131.
PEREIRA, V. L. Gênero: dilemas de um conceito. In: STREY, Marlene N.; CABEDA, S. T. L.; PREHN, D. R. (orgs.). Gênero e cultura: questões contemporâneas. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2004.
PONZIO, A. A revolução bakhtiniana. São Paulo: Contexto, 2008.
POSSENTI, S. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba, PR: Criar, 2002.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Thiago T. da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 73-102.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 2, n. 20, p. 73-99, jul/dez, 1995.
TODOROV, T. Prefácio à edição francesa. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. do russo: Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. p. XIII-XXXII.
VESTERGAARD, T.; SCHRODER, K. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VOLOCHÍNOV, V. N. A palavra na vida e na poesia – introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOCHÍNOV, V.; BAKHTIN, M. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. p. 147-181.
VOLOCHÍNOV, V. N. Discurso na vida e discurso na arte – sobre poética sociológica. Trad. para uso didático: Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza, da versão americana Discourse in life and discourse in art – concerning sociological Poetics. In: Freudism, New York: Academic Press, 1976. Digitalizado.
VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
WELZER-LANG, D. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Estudos feministas, ano 9, 2. semestre, p. 460-482, 2001.
WOODWARD, K. Identidade e diferença. In: SILVA, T. T. da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.