O discurso midiatizado: mídium, gênero de discurso e identidades
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p97-110Keywords:
Linguística, Análise do DiscursoAbstract
O presente artigo tem por escopo examinar o discurso midiatizado. Com isso, visamos a verificar como o dispositivo midiático engendra atravessamentos no interior de cada mídium, afetando, desse modo, a relação recíproca entre gênero e tipo de discurso e a construção das identidades. Selecionamos como corpus de análise um texto multimodal, tomado como discurso, retirado do site noticioso Universo Online - UOL. Privilegiamos como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso em sua perspectiva enunciativo-interdiscursiva, em particular, os estudos de Dominique Maingueneau acerca da noção de mídium e de gênero de discurso. Também, para apreender a noção de dispositivo - em suas dimensões de curvas de visibilidade, curvas de enunciabilidade, linhas de força e linhas de subjetivação - mobilizamos as considerações de Gilles Deleuze acerca da conceitualização de dispositivo nos estudos de Michel Foucault. As novas tecnologias da informação e da comunicação impuseram novas formas de textualidade no campo das mídias. Contudo, o discurso materializado no dispositivo midiático mais corrobora com o primado da hipertrofia multimodal, no que tange a produção dos efeitos de sentido, do que, propriamente, com o surgimento de um tipo de discurso “midiático”. Ou seja, a midiatização do discurso diz respeito às condições sócio-históricas e culturais de produção dos discursos na sociedade contemporânea.
Downloads
References
FERREIRA, Anderson. Leitura, discurso e contemporaneidade: a negociação dos efeitos de sentido no espaço digital. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
CHARAUDEUA, Patrick. O discurso das mídias. Tradução Ângela S.M. Corrêa. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2010.
DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo? In:____. O mistério de Ariana. Tradução e prefácio de Edmundo Cordeiro. Vega/Passagens: Lisboa, 1996. p. 83-96.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do Discurso com Michel Foucault: os dispositivos. Disponível em: <https://youtu.be/IpMURaG9hYc > Acesso em: 21 jan. 2018.
MAINGUENEAU, Dominique. Diversidade dos gêneros de discurso. In: Ida Lúcia Machado & Renato de Melo (Orgs.). Gêneros: reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte, Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Faculdades de Letras da UFMG, 2004.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. Tradução Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2006.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2008a.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Sírio Possenti e Maria Cecília Péres Souza-e-Silva (Orgs.). São Paulo, Parábolas, 2008b.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: Ruth Amossy (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2011. p. 69-92.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. ampl. Tradução Cecília P. de Souza e Délcio Rocha. São Paulo: Cortez, 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.