Guerra da pós-verdade: a batalha político-midiática do Movimento Brasil Livre
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p163-178Keywords:
Pós-verdade. Fake news. Jornalismo. Mídia. Redes sociais.Abstract
Em um cenário caracterizado pela crescente digitalização de todos os aspectos da vida humana, a concepção da verdade pode estar sendo alterada radicalmente. Na chamada era da “pós-verdade”, fatos objetivos teriam cada vez menos importância diante do apelo às emoções e às crenças intersubjetivas. Esse fenômeno se manifesta principalmente nas redes sociais, onde algoritmos favorecem a criação de câmaras de eco, que ressoam apenas as informações identificadas com as preferências de cada usuário e tornam invisíveis as informações que estejam fora desse campo de interesses previamente manifestados. Assim, o alcance de informações partidarizadas ou com teor ideológico pode ser ampliado, influenciando a percepção do público sobre a realidade. Nesse cenário, grupos como o Movimento Brasil Livre ocupam as redes sociais para disseminar informações apoiadas em fatos imprecisos e por vezes inverídicos, em torno das quais buscam dar visibilidade e arregimentar seguidores para suas causas e interesses políticos, travando uma batalha contra o modelo jornalístico tradicional e seu compromisso com a verdade.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Ana Luiza. De olho em 2018, MBL aposta em apelo emocional e ataques à imprensa. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 set. 2017. Seção Poder. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/09/1922068-de-olho-em-2018-mbl-aposta-em-apelo-emocional-e-ataques-a-imprensa.shtml>. Acesso em: 20 fev. 2018.
ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p. 211–236, 2017. Disponível em: <https://web.stanford.edu/~gentzkow/research/fakenews.pdf>. Acesso em: 3 nov. 2017.
BAUER, M. W.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
BELDA, F. R.; PERIN, L. Ciberativismo e coletivos brasileiros em redes sociais: práticas de formação cidadã ou antagonismo político? Razón y Palabra, [S.l.], v. 21, n. 2_97, p. 441-458, jun. 2017. Disponível em: <http://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/1003>. Acesso em: 22 fev. 2018.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Comunicação Social.
Pesquisa brasileira de mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília, 2016, v. 1. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016-1.pdf/view>. Acesso em: 20 fev. 2018.
CORNU, Daniel. Jornalismo e Verdade: para uma ética da informação. Tradução: Armando Pereira da Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
D’ANCONA, Matthew. Post Truth: the new war on truth and how to fight back. Londres: Ebury Press, 2017.
FISHER, M.; COX, J. W.; HERMANN, P. Pizzagate: From rumor, to hashtag, to gunfire in D.C. The Washington Post, Washington, 6. Dec. 2016. Seção Local. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/local/pizzagate-from-rumor-to-hashtag-to-gunfire-in-dc/2016/12/06/4c7def50-bbd4-11e6-94ac-3d324840106c_story.html>. Acesso em: 22 jun. 2018.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução: Roberto Machado. 13ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Diretoria de Análise de Políticas Públicas. Robôs, Redes Sociais e Política no Brasil: estudo sobre interferências ilegítimas no debate público na web, riscos à democracia e processo eleitoral de 2018. Rio de Janeiro, 20 ago. 2017, v. 1. Disponível em: <http://dapp.fgv.br/wp-content/uploads/2017/08/Robos-redes-sociais-politica-fgv-dapp_.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2018.
GOHN, Maria da Glória. Manifestações e protestos no Brasil: correntes e contracorrentes na atualidade. São Paulo: Cortez, 2017.
HARDT, Michael e NEGRI, Antônio. Multidão: guerra e democracia na era do império. Tradução: Clovis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2005.
INTERNET lança campanha para que ninguém assista a Globo no Dia da Criança. Jornalivre, [S.l.], 11 out. 2017. Disponível em: <https://jornalivre.com/2017/10/11/internet-lanca-campanha-para-que-ninguem-assista-a-globo-no-dia-das-criancas/>. Acesso em: 5 dez. 2017.
NIELSEN, R. K.; GRAVES, L. News you don’t believe: audience perspectives on fake news. Reuters Institute for the Study of Journalism, Oxford, Oct. 2017. Factsheet. Disponível em: < https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2017-10/Nielsen%26Graves_factsheet_1710v3_FINAL_download.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2018.
PARK, R. E. As notícias como uma forma de conhecimento: um capitulo na sociologia do conhecimento. In: Pissarra Esteves, João (Org.). Comunicação e sociedade: os efeitos sociais dos meios de comunicação de massa. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
SILVA, T.; STABILE, M. Análise de redes em mídias sociais. In: SILVA, T.; STABILE, M. (Org.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2016.
SHEARER, E.; GOTTFRIED, J. News Use Across Social Media Platforms 2017. Pew Research Center, Washington, Sept. 2017. Disponível em: <http://www.journalism.org/2017/09/07/news-use-across-social-media-platforms-2017/>. Acesso em: 15 fev. 2018.
TOLEDO, José Roberto. Livre, influente e solto. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 set. 2017. Seção Política. Disponível em: <http://politica.estadao.com.br/blogs/vox-publica/livre-influente-e-solto/>. Acesso em: 26 nov. 2017.
ZUCKERMAN, Ethan. Cada macaco no seu galho. Tradução: Paulo Migliacci. Folha de São Paulo, São Paulo, 24 set. 2017. Ilustríssima, p. 6-7.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.