A performatização da poética da desumanização: errância do sujeito e da escrita literária
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n47p153-166Keywords:
A desumanização. Performatização de errâncias. Escrita literária.Abstract
Em A desumanização (MÃE, 2014), Halla, narradora e personagem, transitando pela natureza fabulosa dos fiordes, conta a sua história enredando rastros de lembranças e de memórias lendárias com o que resta para viver. Nesse contar, a escrita literária revela “uma linguagem duplicada, já que, ao mesmo tempo que conta uma história, que conta alguma coisa, deverá, a cada instante, mostrar e tornar visível o que a literatura é, o que a linguagem da literatura é” (FOUCAULT, 2016, p. 90). O objetivo que norteia este estudo pretende abordar na escritura do romance os aspectos performáticos da escrita literária que, a partir da poética da desumanização, configura a errância do sujeito que transita entre a vida e a morte e a errância da escrita que transita entre a prosa e a poesia; entre a ficção e o ensaio poético.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. Categorias italianas: estudos de poética e literatura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
AGAMBEN, Giorgio. O sacramento da linguagem. Arqueologia do juramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita 1: a experiência limite. São Paulo: Escuta, 2001.
BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita 2: a experiência limite. São Paulo: Escuta, 2007.
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2011b.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011a.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
COHEN, Renato. Performance e contemporaneidade: da oralidade à cibercultura. In: Oralidade em tempo &espaço: colóquio Paul Zumthor. São Paulo: EDUC, 1999. p. 225-239.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1991.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FOUCAULT, Michel. A grande estrangeira: sobre literatura. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
ISER, W. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. p. 384; 416.
MÃE, Valter Hugo. A desumanização. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
MORIN, Edgar. O cinema e o homem imaginário. Lisboa: Moraes Editora, 1980.
OZICK, Cynthia. Retrato do ensaio como corpo de mulher. In: PIRES, Paulo Roberto (Org.). Doze ensaios sobre o ensaio: Antologia Serrote. São Paulo: IMS, 2018. p. 225-233.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Sonia Queiroz. Cotia. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.