A formação crítica do leitor à reflexão dos fatores pragmáticos da textualidade na produção de fake news sobre a covid-19: uma análise linguística textual

Authors

  • Natália Coêlho Bagagim Professora Substituta de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSERTÃOPE) e professora do quadro permanente da Prefeitura de Ouricuri/PE.
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Professor Universitário (UPE/UNIVASF).
  • Lucinalva de Almeida Silva Professora na Educação Básica (Afrânio/Santa Filomena-PE).

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p207-234

Keywords:

Covid-19. Fake News. Textual Linguistics.

Abstract

In the midst of the  pandemic of the new coronavirus (Covid-19), the explosion of information in the media about the disease has intensified the production and dissemination of  fake news. Thus, this work, supported by the qualitative research approach, aimed to analyze the critical formation of the reader to the reflection of the pragmatic factors of textuality in the production of fake news about Covid-19. Three publications on coronavirus cure through homemade inputs are analyzed. These publications were checked by the Ministry of Health website and confirmed as fake news. The research was based on Textual Linguistics under the theoretical foundations of Costa Val (1991; 2008), Koch and Travaglia (1993; 2015), Marcuschi (2008), Koch (2014), Koch and Elias (2008), Rodrigues et al. (2009); Santaella (2018), Leite (2019) and Galhardi et al. (2020), Bauman (2001) on fake news and its intensification. It was found that the critical training of readers is still limited, as the producers of fake news use the pragmatic factors of textuality to attribute meanings to what is stated about Covid-19 and gain the cooperation of the reader in the acceptance of its contents. Therefore, this interaction among author / text / reader makes it difficult to combat the health crisis in Brazil.

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Author Biographies

Natália Coêlho Bagagim, Professora Substituta de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSERTÃOPE) e professora do quadro permanente da Prefeitura de Ouricuri/PE.

Mestra em Letras Stricto sensu (PROFLETRAS) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras/PB. Licenciada em Letras - Português (2014.2) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Pós-graduada Lato sensu em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Atua como professora de Língua Portuguesa do quadro efetivo na rede municipal de Ouricuri/PE. Atua como Professora Substituta de Língua Portuguesa no IFSERTÃO - Campus Petrolina - Zona Rural. Atua como Tutora Presencial/On-line do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Polo Dormentes/PE. Cursa a especialização em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atuou como Tutora Virtual das disciplinas: Leitura e Compreensão Textual e Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa pela UFRPE e atuou também, como Monitora da disciplina Projetos de Extensão Círculo de leitura durante três meses pela UFRPE (EaD).

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Professor Universitário (UPE/UNIVASF).

Professor Universitário (UPE/UNIVASF). Pós - doutor em Educação (UFBA), Doutor em Ciências da Educação e Mestre em Educação pela Université du Québec à Chicoutimi / à Montréal, graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió, Especializações em Educação Especial (UFAL), Educação a Distância (SENAC) e em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA).

Lucinalva de Almeida Silva, Professora na Educação Básica (Afrânio/Santa Filomena-PE).

Professora na Educação Básica (Afrânio/Santa Filomena-PE). Mestre em Educação (UPE), graduada em Língua Inglesa (UPE), Língua Portuguesa (UNINTER) e em Pedagogia (UNICESUMAR), com especializações em Metodologias do Ensino de Língua Inglesa (INTA), Psicopedagogia Clínica, Institucional e TGD (ÚNICA), Gestão e Coordenação Pedagógica (UPE), Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ÚNICA).

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Published

2021-11-30

How to Cite

BAGAGIM, Natália Coêlho; RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza; SILVA, Lucinalva de Almeida. A formação crítica do leitor à reflexão dos fatores pragmáticos da textualidade na produção de fake news sobre a covid-19: uma análise linguística textual. Scripta, Belo Horizonte, v. 25, n. 54, p. 207–234, 2021. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p207-234. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/26512. Acesso em: 10 sep. 2025.