Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo

Authors

  • Gislaine da Silva Feitosa URCA
  • Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade Professora de Teoria da Literatura da URCA-MV/ Doutora pela UNESP/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p329-342

Keywords:

Contemporary Brazilian Literature, ; Literature and History, Dialogism, Polyphony, Intertextuality

Abstract

Neste trabalho, analisa-se a relação estabelecida entre a História e a Literatura na obra Desmundo. O romance, uma metaficção historiográfica, reconta criticamente um momento histórico da colonização brasileira, mas pela voz dos esquecidos, nesse caso, de mulheres. O objetivo desse artigo é analisar a revisão crítica da história que é operada por meio da perspectiva da narradora-protagonista Oribela, ou seja, a partir da visão de uma figura “excêntrica”. Tendo em vista que apenas o ponto de vista dos portugueses foi apresentado oficialmente na História, a perspectiva de Oribela ajuda a “preencher” as lacunas deixadas pela história oficial. Deste modo, os discursos da narradora-protagonista Oribela ora reproduzem, ora entram em embate com os discursos oficiais, constituindo uma intertextualidade com os enunciados históricos, além de representarem outras vozes ideológicas, fato que edifica a sua própria narração.

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References

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Published

2022-11-18

How to Cite

FEITOSA, Gislaine da Silva; ANDRADE, Ana Carolina Negrão Berlini de. Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo. Scripta, Belo Horizonte, v. 26, n. 56, p. 329–342, 2022. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p329-342. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/28250. Acesso em: 3 sep. 2025.