Historiographic Metafiction in Ana Miranda’s Desmundo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p329-342Keywords:
Contemporary Brazilian Literature, ; Literature and History, Dialogism, Polyphony, IntertextualityAbstract
Neste trabalho, analisa-se a relação estabelecida entre a História e a Literatura na obra Desmundo. O romance, uma metaficção historiográfica, reconta criticamente um momento histórico da colonização brasileira, mas pela voz dos esquecidos, nesse caso, de mulheres. O objetivo desse artigo é analisar a revisão crítica da história que é operada por meio da perspectiva da narradora-protagonista Oribela, ou seja, a partir da visão de uma figura “excêntrica”. Tendo em vista que apenas o ponto de vista dos portugueses foi apresentado oficialmente na História, a perspectiva de Oribela ajuda a “preencher” as lacunas deixadas pela história oficial. Deste modo, os discursos da narradora-protagonista Oribela ora reproduzem, ora entram em embate com os discursos oficiais, constituindo uma intertextualidade com os enunciados históricos, além de representarem outras vozes ideológicas, fato que edifica a sua própria narração.
Downloads
References
BAKHTIN, M.M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. -5. Ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta, de Pero Vaz de Caminha. In___Carta a El Rei D. Manuel. Dominus: São Paulo, 1963.
ESTEVES, Antônio, R. O romance histórico brasileiro contemporâneo. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
MIRANDA, Ana. Desmundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
NASCIMENTO, Gabriel. Racismo Linguístico. Editora Letramento, 1ª edição, 2019. E-book Kindle
PIRES, Vera Lúcia. Dialogismo e alteridade ou a teoria da enunciação em Bakhtin. Organon Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v.16, n. 32-33, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/29782/18403.
SANTOS, Karla Vivianne Oliveira. Mulheres no Brasil colonial: metaficção, violência e subalternidade em Desmundo, de Ana Miranda. Revista MEMENTO-Departamento de Letras – UNINCOR, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.