Allegro ma non troppo: ritmos e cadências em A canção de Zefanias Sforza
Keywords:
Memória, Romance Moçambicano, Luiz Carlos Patraquim,Abstract
Historiadores consideram a memória a partir de dois pontos de vista distintos: como fonte e como fenômeno histórico. A perspectiva de Le Goff alerta que a memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro. Para Le Goff, devemos trabalhar de forma que a memória coletiva sirva para libertação e não para a servidão dos homens. Tal perspectiva é a que se lê em A canção de Zefanias Sforza, romance inaugural de Luiz Carlos Patraquim, escrito por ocasião dos trinta e cinco anos de independência de Moçambique, num momento em que o escritor deixa de lado a poesia para, ainda movido por seu ritmo, adentrar a prosa. Para tanto, faz um mergulho na história de Moçambique a fim de dar conta de uma trama híbrida que mescla narrativa em prosa com a poesia subjacente à sua escrita.
Downloads
References
BURKE, Peter. “História como memória social”. In: Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2000.
FUENTES, Carlos. “A la louange du roman”. In: Le monde diplomatique, v. 52, n. 621. Décembre, 2005.
HALBSWACH, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
LE GOFF, Jacques. “Memória”. In: História e memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994.
PATRAQUIM, Luiz Carlos. A canção de Zefanias Sforza. Porto: Porto Editora, 2010.
ROUSSO, Henry. “A memória não é mais o que era”. In: FERREIRA, Marieta de Moraes & AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2002.
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.