Allegro ma non troppo: ritmos e cadências em A canção de Zefanias Sforza
Mots-clés :
Memória, Romance Moçambicano, Luiz Carlos Patraquim,Résumé
Historiadores consideram a memória a partir de dois pontos de vista distintos: como fonte e como fenômeno histórico. A perspectiva de Le Goff alerta que a memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro. Para Le Goff, devemos trabalhar de forma que a memória coletiva sirva para libertação e não para a servidão dos homens. Tal perspectiva é a que se lê em A canção de Zefanias Sforza, romance inaugural de Luiz Carlos Patraquim, escrito por ocasião dos trinta e cinco anos de independência de Moçambique, num momento em que o escritor deixa de lado a poesia para, ainda movido por seu ritmo, adentrar a prosa. Para tanto, faz um mergulho na história de Moçambique a fim de dar conta de uma trama híbrida que mescla narrativa em prosa com a poesia subjacente à sua escrita.
Téléchargements
Références
BURKE, Peter. “História como memória social”. In: Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2000.
FUENTES, Carlos. “A la louange du roman”. In: Le monde diplomatique, v. 52, n. 621. Décembre, 2005.
HALBSWACH, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
LE GOFF, Jacques. “Memória”. In: História e memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994.
PATRAQUIM, Luiz Carlos. A canção de Zefanias Sforza. Porto: Porto Editora, 2010.
ROUSSO, Henry. “A memória não é mais o que era”. In: FERREIRA, Marieta de Moraes & AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2002.
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.