O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores
Keywords:
Memorial de formação, Formação de professores, Escrita de professores.Abstract
Preocupados em encontrar alternativas produtivas na formação de professores de língua portuguesa, resolvemos investigar o potencial do gênero discursivo “memorial de formação” nesse processo. Para realizar a pesquisa, tomamos, como objeto de investigação, quarenta memoriais de formação produzidos no Proesf, programa da Faculdade de Educação da Unicamp, para analisá-los em sua constituição de temas, forma composicional e estilo, tendo a teoria bakhtiniana como base do estudo, vista sob perspectiva da Linguística Aplicada e ancorada em abordagem metodológica qualitativa. Os resultados parecem indicar que esse gênero auxilia o processo de formação de professores de maneira significativa, especialmente pela ressignificação de experiências que propicia.
Downloads
References
ANDRADE, Ludmila Thomé de. A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1297-1315, dez. 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 1919-21/2010.
BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1920‑23/2003.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4. ed. Tradução de Bernardini et al. São Paulo: Ed. UNESP, 1924/1988.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1929/1986.
BAKHTIN, Mikhail./VOLOSHINOV, Valentin. La structure de l’énoncé. In: TODOROV, Tzvetan. Mikhaïl Bakhtine: le principe dialogique. Paris: Éditions du Seuil, 1930/1981.
BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 1934-35/1988.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1952-53/2003.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. Tradução de Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005.
CARRILHO, Maria de Fátima et al. Diretrizes para a elaboração do memorial de formação. Metodologia do trabalho científico. Natal: IFP/URRN, 1997 (mimeo).
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Relações intergenéricas na análise indiciária de textos escritos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 45, jul./ dez. 2006.
NÓVOA, Antonio. O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista concedida em 13 set. 2001. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/> Acesso em: fev. 2007.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
PRADO, Guilherme; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação.... In: PRADO, Guilherme; SOLIGO, Rosaura (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: Graf, 2005.
SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. Série Ideias sobre linguagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.