O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores

Auteurs-es

  • Adriane Teresinha Sartori

Mots-clés :

Memorial de formação, Formação de professores, Escrita de professores.

Résumé

Preocupados em encontrar alternativas produtivas na formação de professores de língua portuguesa, resolvemos investigar o potencial do gênero discursivo “memorial de formação” nesse processo. Para realizar a pesquisa, tomamos, como objeto de investigação, quarenta memoriais de formação produzidos no Proesf, programa da Faculdade de Educação da Unicamp, para analisá-los em sua constituição de temas, forma composicional e estilo, tendo a teoria bakhtiniana como base do estudo, vista sob perspectiva da Linguística Aplicada e ancorada em abordagem metodológica qualitativa. Os resultados parecem indicar que esse gênero auxilia o processo de formação de professores de maneira significativa, especialmente pela ressignificação de experiências que propicia.

 

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Publié-e

2011-07-18

Comment citer

TERESINHA SARTORI, Adriane. O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 267–284, 2011. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/4319. Acesso em: 30 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Linguagem e discurso em práticas formativas e profissionais