Secreta encruzilhada: duas vozes femininas que (se) (trans)formam (n)a poesia angolana
Keywords:
Literaturas africanas de língua portuguesa, Poesia angolana, Poesia, Feminino, Alda Lara e Paula Tavares.Abstract
Alda Lara e Paula Tavares são as poetas que melhor representam a literatura angolana de autoria feminina e, embora pertençam a gerações diferentes, suas obras se aproximam tanto pela abordagem temática, quanto pelo projeto de busca por uma identidade feminina. Neste texto, analisamos os poemas “Voz na encruzilhada” e “Presença africana”, de Alda Lara, e “Desossaste-me” e “Cerimónia secreta”, de Paula Tavares, para comprovar que a mulher, portadora de uma voz aparentemente silenciosa e marcada pelo cotidiano, pode se inscrever no espaço social e (trans)formá-lo. Nesse sentido, o título do presente texto, advindo do cruzamento dos poemas das duas autoras referidas e de um jogo de palavras, já revela a tensão entre o status quo – a tradição – e a ação sponte sua – a modernidade – que permeia o universo feminino angolano e faz dele uma “secreta encruzilhada”, ou seja, o produto de um exercício cíclico e dialético entre o ser e o estar, a formação e a transformação.
Downloads
References
ABDALA JUNIOR, Benjamin. De vôos e ilhas: literatura e comunitarismos. Cotia: Ateliê, 2003.
ALBUQUERQUE, Orlando. Buganvílias para a menina de Benguela. In: ALBUQUERQUE, Orlando. Cidade do Índico. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1963.
ANGOLA. Lei Constitucional n. 00/0, de 14 abr. 2008. O presente documento visa estabelecer as linhas gerais da estrutura do governo e delineia os direitos e deveres dos cidadãos. Diário da República. Disponível em:<http://www.governo.gov.ao/abrirDownload.aspx?tipo=1&bdCampo1=ARQLGS&cod=278>. Acesso em: 20 dez. 2008.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Tradução de Hortênsia dos Santos. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1984.
CÉSAR, Amândio. Alda Lara na moderna poesia de Angola. Braga: Edições do Templo, 1978.
DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Novas subjetividades na pesquisa histórica feminista: uma hermenêutica das diferenças. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p. 373-382, 1994.
ERVEDOSA, Carlos. Roteiro da literatura angolana. Luanda: Edição da Sociedade Cultural de Angola, 1974.
ESTEVES, Eunice; RORIZ, Ana Maria. Ana Paula Tavares: uma poesia de resgate da mulher africana. Cadernos Cespuc de Pesquisa, Belo Horizonte, v. 11, p. 37-45, jun. 2003.
FERREIRA, Manuel. O discurso no percurso africano I. Lisboa: Plátano, 1989.
GALLOP, Jane. Além do falo. Cadernos Pagu, Campinas, n. 16, p.267-287, 2001.
GOMES, Raimundo Pimentel. Fruticultura brasileira. 13. ed. São Paulo: Nobel, 2006.
LARA, Alda. Os colonizadores do século XX. Mensagem. Boletim da Casa dos Estudantes do Império, Lisboa, v.1, p.2-10, 1948.
LARA, Alda. Poemas. 4. ed. Porto: Vertente, 1984.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
PINTO, Alberto Oliveira. Nós, os cabindas: Domingos José Franque e a história oral das linhagens de Cabinda. Lisboa: Novo Imbondeiro, 2006.
RIBAS, Óscar. Dicionário de regionalismos angolanos. Matosinhos: Contemporânea, 1997.
SALUSTIO, Dina. Mornas eram as noites. Lisboa: Instituto Camões, 1999.
SHOWALTER, Elaine. A crítica feminista no território selvagem. Tradução de Deise Amaral. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.) Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 23-57.
SOIHET, Rachel. História, mulheres, gênero: contribuições para um debate. In: AGUIAR, Neuma (Org.). Gênero e ciências humanas: desafio às ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997. p. 95-114.
TAVARES, Paula. Ritos de passagem. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.