Rede de atividades e práticas de letramento: relações entre os espaços individuais e coletivos; interfaces entre movimentos singulares e práticas sociais
Keywords:
Fazer do professor, Rede de atividades, Formação identitária.Abstract
Tributário da problemática segundo a qual os processos humanos e socioculturais não são entidades separadas, mas, sim, integradas – e integradoras – na construção social do homem, este estudo propõe-se, à luz do instrumental metodológico redes de atividades, compreender a complexidade do fazer do professor – a sua formação identitária, as práticas discursivas de que participa, a interlocução com os discursos que circulam na esfera acadêmica e escolar, os modos de dizer e os do fazer científico e pedagógico.
Downloads
References
ASSIS, Juliana A.; SILVA, Jane Q. G. Gêneros na formação e na atuação do professor de língua materna: o que ainda é preciso dizer e fazer a propósito dessa relação? No prelo, a sair em novembro de 2009.
BAKHTIN, M . Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 8 ed. São Paulo: Hucitec, 1990.
DEGENNE, Alain; FORSÉ, Michel. Les réseaux sociaux: une analyse structurale en sociologie. Paris: Armand Colin, 1994.
FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti et al. Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
LEONTIEV, A.N. Activité, conscience, personalité. Moscou: Éditions du Progrès, 1984.
LEONTIEV, A.N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros
Horizonte,1978.
LEONTIEV, A.N. The problem of activity in psychology. In: WERTSCH, J.V. (Org.) The problem of activity in soviet psychology. Armonk: M. E. Sharpe, 1981.
LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LIPNAK, Jessica; STAMP, Jeffrey. Networks, redes de conexão: pessoas conectando-se com pessoas. São Paulo: Aquarela, 1992.
MORIN, E. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, D. F. (Org.) Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1999.
ROGOFF, B. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontológicas. In: SCHNEUWLY .B.; DOLZ, J. (Org.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SILVA, J. Q. G.; MATENCIO, Maria de Lourdes M. Referência pessoal e jogo interlocutivo: efeitos identitários. In: KLEIMAN, A. et al. (Org.) Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas: Mercado de Letras, 2005.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução de L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.