Isso é muito bom para ser verdade: mesclagem e subjetividade em construções escalares
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2014v18n34p85Palabras clave:
Construção gramatical, Escalaridade, Mesclagem conceptual, Contrafactualidade, Subjetividade.Resumen
Este trabalho investiga a Construção Consecutiva Subjetiva Escalar (CCSE), um tipo de construção idiomática formal que apresenta instanciações como “Isso é muito bom para ser verdade” (significando que algo não pode ou não deve ser verdade). O objetivo do trabalho é demonstrar que essa construção gramatical exibe um pareamento forma-significado específico, caracterizando um padrão construcional abstrato do português. Com base em dados reais de uso, e integrando o paradigma da Gramática de Construções à Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER, 1994, 1997; FAUCONNIER; TURNER, 2002; SANDERS; SANDERS; SWEETSER, 2009, 2012; FERRARI; SWEETSER, 2012), argumentamos que tal construção (i) ativa um processo de mesclagem conceptual, a partir da compressão de duas escalas análogas e que (ii) indica subjetividade, podendo envolver acesso aos domínios (espaços mentais) epistêmico e de ato de fala.
Descargas
Citas
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro:
Lucerna, 1999.
COULSON, Seana. Semantic Leaps: frame-shifting and conceptual blending in meaning construction. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português
contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FAUCONNIER, Gilles. Mental spaces: aspects of meaning construction in natural language. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. Original publicado em 1985.
FAUCONNIER, Gilles. Mappings in thought and language. Cambridge: University Press, 1997.
FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basic Books, 2002.
FERRARI, Lilian; SWEETSER, Eve. Subjectivity and upwards projection in mental space structure. In: DANCYGIER, Barbara; SWEETSER, Eve (Org.). Viewpoint in language: a multimodal perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
FILLMORE, Charles J.; KAY, Paul; O’CONNOR, Mary Catherine. Regularity and idiomaticity in grammatical constructions: the case of let alone. Language, v. 64, n. 3, p. 501-38, Sep. 1988.
GOLDBERG, Adele E. Constructions: a construction grammar approach to argument structure. Chicago: University Press, 1995.
GOLDBERG, Adele E. Constructions at work: the nature of generalization in language. Cambridge: University Press, 2006.
LANGACKER, Ronald W. Subjectification. Cognitive Linguistics, v. 1, p. 5-38, 1990.
LANGACKER, Ronald W. Foundations of cognitive grammar: descriptive applications. Stanford, CA: Stanford University Press, 1991.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
MATEUS, Maria Helena Mira; BRITO, Ana Maria; DUARTE, Inês; FARIA, Isabel Hub; FROTA, Sônia; MATOS, Gabriela; OLIVEIRA, Fátima; VIGÁRIO, Marina;, VILLALVA, Alina. Gramática da língua portuguesa. Lisboa: Caminho, 2003.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua
portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1992.Paulo: Publifolha, 2011.
SANDERS, Ted; SANDERS, Jose; SWEETSER, Eve. Causality, cognition and communication: a mental space analysis of subjectivity in causal connectives. In: SANDERS, Ted; SWEETSER, Eve (Org.). Causal categories in discourse and cognition. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2009.
SANDERS, Ted; SANDERS, Jose; SWEETSER, Eve. Responsible subjects and discourse causality: how mental spaces and perspective help identifying subjectivity in Dutch backwards causal connectives. Journal of pragmatics, v. 44, p. 191-213, 2012.
SWEETSER, Eve. Introduction: viewpoint and perspective in language and gesture, from de Ground down. In: DANCYGIER, Barbara; SWEETSER, Eve (Org.). Viewpoint in language: a multimodal perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.