Isso é muito bom para ser verdade: mesclagem e subjetividade em construções escalares
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2014v18n34p85Mots-clés :
Construção gramatical, Escalaridade, Mesclagem conceptual, Contrafactualidade, Subjetividade.Résumé
Este trabalho investiga a Construção Consecutiva Subjetiva Escalar (CCSE), um tipo de construção idiomática formal que apresenta instanciações como “Isso é muito bom para ser verdade” (significando que algo não pode ou não deve ser verdade). O objetivo do trabalho é demonstrar que essa construção gramatical exibe um pareamento forma-significado específico, caracterizando um padrão construcional abstrato do português. Com base em dados reais de uso, e integrando o paradigma da Gramática de Construções à Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER, 1994, 1997; FAUCONNIER; TURNER, 2002; SANDERS; SANDERS; SWEETSER, 2009, 2012; FERRARI; SWEETSER, 2012), argumentamos que tal construção (i) ativa um processo de mesclagem conceptual, a partir da compressão de duas escalas análogas e que (ii) indica subjetividade, podendo envolver acesso aos domínios (espaços mentais) epistêmico e de ato de fala.
Téléchargements
Références
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro:
Lucerna, 1999.
COULSON, Seana. Semantic Leaps: frame-shifting and conceptual blending in meaning construction. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português
contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FAUCONNIER, Gilles. Mental spaces: aspects of meaning construction in natural language. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. Original publicado em 1985.
FAUCONNIER, Gilles. Mappings in thought and language. Cambridge: University Press, 1997.
FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basic Books, 2002.
FERRARI, Lilian; SWEETSER, Eve. Subjectivity and upwards projection in mental space structure. In: DANCYGIER, Barbara; SWEETSER, Eve (Org.). Viewpoint in language: a multimodal perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
FILLMORE, Charles J.; KAY, Paul; O’CONNOR, Mary Catherine. Regularity and idiomaticity in grammatical constructions: the case of let alone. Language, v. 64, n. 3, p. 501-38, Sep. 1988.
GOLDBERG, Adele E. Constructions: a construction grammar approach to argument structure. Chicago: University Press, 1995.
GOLDBERG, Adele E. Constructions at work: the nature of generalization in language. Cambridge: University Press, 2006.
LANGACKER, Ronald W. Subjectification. Cognitive Linguistics, v. 1, p. 5-38, 1990.
LANGACKER, Ronald W. Foundations of cognitive grammar: descriptive applications. Stanford, CA: Stanford University Press, 1991.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
MATEUS, Maria Helena Mira; BRITO, Ana Maria; DUARTE, Inês; FARIA, Isabel Hub; FROTA, Sônia; MATOS, Gabriela; OLIVEIRA, Fátima; VIGÁRIO, Marina;, VILLALVA, Alina. Gramática da língua portuguesa. Lisboa: Caminho, 2003.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua
portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1992.Paulo: Publifolha, 2011.
SANDERS, Ted; SANDERS, Jose; SWEETSER, Eve. Causality, cognition and communication: a mental space analysis of subjectivity in causal connectives. In: SANDERS, Ted; SWEETSER, Eve (Org.). Causal categories in discourse and cognition. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2009.
SANDERS, Ted; SANDERS, Jose; SWEETSER, Eve. Responsible subjects and discourse causality: how mental spaces and perspective help identifying subjectivity in Dutch backwards causal connectives. Journal of pragmatics, v. 44, p. 191-213, 2012.
SWEETSER, Eve. Introduction: viewpoint and perspective in language and gesture, from de Ground down. In: DANCYGIER, Barbara; SWEETSER, Eve (Org.). Viewpoint in language: a multimodal perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.