A ação mediada na perspectiva do interacionismo histórico-cultural como perspectiva didática no ensino da língua
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p105Keywords:
Perspectivas didáticas, Ensino da língua, Currículo, Ação mediada.Abstract
O presente artigo tem como objetivo trazer para o debate os efeitos da ação da cultura no que se refere aos aspectos histórico-culturais e sobre os processos implicados nos planos pedagógicos de cursos de ensino de idiomas, com relação às modalidades de intervenção, para o desenvolvimento psicológico e a aprendizagem formal e não formal dos sujeitos. Serão feitos apontamentos sobre os conceitos de interação e de ação mediada na perspectiva de Vigotski aplicados ao ensino de idiomas, e apresentados alguns exemplos de atividades aplicadas em pesquisa empírica sobre o mesmo tema. Buscamos observar a dimensão sóciohistórico-cultural na implementação de diretrizes e competências para o ensino e a aprendizagem da língua, a intervenção docente através do uso de tecnologias e redes sociais como instrumento de interação entre sujeitos aprendentes, assim como o recurso da mediação na atividade docente. Nessa pesquisa, concluímos que levar em consideração a interação, a ação mediada e a contextualização histórico-cultural ao planejar e executar as atividades em sala de aula, no contexto do ensino de línguas, proporciona uma aprendizagem mais completa e eficiente para o aluno.Downloads
References
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