O interacionismo social de Vigotski e o constructo de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p229Keywords:
Interacionismo, Crenças, Ensino, Aprendizagem, Línguas,Abstract
O presente trabalho tem como objetivo estabelecer relações entre o Interacionismo social de Vigotski e os estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Entende-se que o ponto de convergência entre essas formulações reside na perspectiva descendente para a explicação e a definição dos seus respectivos objetos de investigação, ou seja, de que a linguagem, o desenvolvimento das funções superiores, assim como a constituição das crenças, partem do social até atingirem o individual. Trata-se de um estudo bibliográfico, que abarca a psicologia da linguagem em consonância com os pressupostos norteadores dos estudos de crenças. Para tanto, está embasado em autores como Vigotski (2007; 2009) e Friedrich (2012), cujo aporte teórico enfatiza o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo, bem como concebe à interação social o principal fator do desenvolvimento cognitivo humano; e em Barcelos (2004; 2006; 2007) e Silva (2010), que tratam dos estudos e investigação de crenças de professores de língua.
Palavras-chave: Interacionismo. Crenças. Ensino. Aprendizagem. Línguas.
Downloads
References
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Crenças sobre aprendizagem de línguas, lingüística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, Ana Maria Ferreira; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação deprofessores. Campinas, SP: Pontes, 2006. p. 15-41.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 109-138, 2007. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/rbla/2007_2/05-Ana-Maria-Barcelos.pdf>.
FRIEDRICH, Janette. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento – uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
SILVA, Kleber Aparecido da. Crenças no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas: delimitando e atravessando fronteiras na linguística aplicada brasileira. In: SILVA, Kleber Aparecido da (Org.). Crenças, discursos e linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. v. 1.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes: 2009. cap. 7, p. 395-486.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.