Entre ritmo e poesia: rap e literatura oral urbana
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n37p153Palabras clave:
Literatura oral urbana, Rap, Poéticas da voz.Resumen
O objetivo do presente artigo é um estudo do rap enquanto manifestação de literatura oral urbana e forma de oralidade tecnológica. Para tanto, o artigo passará em revista as relações entre literatura e palavra falada/cantada, assim como as possibilidades de interface estética entre a literatura e a música que estão em questão quando tratamos do rap.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Tradução de Antônio Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
BÉTHUNE, Christian. Le Rap. Une esthétique hors la loi. Paris: Autrement, 2003.
BILL, M. V. Traficando informação [CD]. Manaus: BMG. Digital, estéreo, 1999.
FACÇÃO CENTRAL. Direto do campo de extermínio. [Fonograma]. Por Facção Central. Face da Morte Produções, 2003. CD.
FAUSTINO, Oswaldo. Das ruas ao coração. In: ROCHA, Janaína (Org.). HipHop: a periferia grita. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
FERREZ. Ninguém é inocente em São Paulo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
GOMES, Renato Cordeiro. Por um realismo brutal e cruel. In: GOMES, Renato C. (org.). Novos realismos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.
KEELEY, Robin. Freedom dreams. The Black Radical Imagination. Boston: Beacon Press, 2002.
RACIONAIS MCs. Cores e valores. [Fonograma]. Por Racionais MCs. Cosa Nostra, 2014. CD.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2005.
SABOTAGE. O rap é compromisso. [Fonograma]. Por Sabotage. Cosa Nostra, 2001. CD.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. “Do efeito ao afeto. Os caminhos do realismo performático”. In: GOMES, Renato C. (Org.). Novos realismos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.
SILVA, Mário Augusto Medeiros da. A descoberta do insólito. Literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.
TATE, Greg. Flyboy in the buttermilk. Essays on Contemporary America: an eye-opening look at race, politics, literature and music. New York: Simon & Schuster, 1992.
WEHELIYE, Alexander G. Phonographies. Grooves in Sonic Afro-Modernity. Durham: Duke University, 2005.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.