Entre ritmo e poesia: rap e literatura oral urbana
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n37p153Mots-clés :
Literatura oral urbana, Rap, Poéticas da voz.Résumé
O objetivo do presente artigo é um estudo do rap enquanto manifestação de literatura oral urbana e forma de oralidade tecnológica. Para tanto, o artigo passará em revista as relações entre literatura e palavra falada/cantada, assim como as possibilidades de interface estética entre a literatura e a música que estão em questão quando tratamos do rap.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Tradução de Antônio Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
BÉTHUNE, Christian. Le Rap. Une esthétique hors la loi. Paris: Autrement, 2003.
BILL, M. V. Traficando informação [CD]. Manaus: BMG. Digital, estéreo, 1999.
FACÇÃO CENTRAL. Direto do campo de extermínio. [Fonograma]. Por Facção Central. Face da Morte Produções, 2003. CD.
FAUSTINO, Oswaldo. Das ruas ao coração. In: ROCHA, Janaína (Org.). HipHop: a periferia grita. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
FERREZ. Ninguém é inocente em São Paulo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
GOMES, Renato Cordeiro. Por um realismo brutal e cruel. In: GOMES, Renato C. (org.). Novos realismos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.
KEELEY, Robin. Freedom dreams. The Black Radical Imagination. Boston: Beacon Press, 2002.
RACIONAIS MCs. Cores e valores. [Fonograma]. Por Racionais MCs. Cosa Nostra, 2014. CD.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2005.
SABOTAGE. O rap é compromisso. [Fonograma]. Por Sabotage. Cosa Nostra, 2001. CD.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. “Do efeito ao afeto. Os caminhos do realismo performático”. In: GOMES, Renato C. (Org.). Novos realismos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.
SILVA, Mário Augusto Medeiros da. A descoberta do insólito. Literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.
TATE, Greg. Flyboy in the buttermilk. Essays on Contemporary America: an eye-opening look at race, politics, literature and music. New York: Simon & Schuster, 1992.
WEHELIYE, Alexander G. Phonographies. Grooves in Sonic Afro-Modernity. Durham: Duke University, 2005.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.