Géneros narrativos nas literaturas africanas de língua portuguesa – entre a tradição africana e o “cânone ocidental”
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n37p81Keywords:
Gêneros narrativos, Tradição africana, Literaturas africanas de língua portuguesa,Abstract
Depois do golpe de Estado em Portugal, a 25 de Abril de 1974, começámos, nos países africanos ainda colónias de Portugal, a estudar os “nossos” escritores. Andava eu ainda no liceu e naquele tempo não me lembro de termos estudado autores brasileiros e muito menos africanos. Por isso, na altura, uma questão que me intrigou q uando tive contacto com os primeiros textos africanos, foi a palavra estória – em vez de conto – para referir narrativas curtas. Primeiro pensei tratar-se de mais um “africanismo” (explicação então em voga para qualquer “desvio”); depois, quando fui aprofundando o estudo das literaturas africanas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, como aluna do Professor Manuel Ferreira, esta questão nunca foi referida como “problema” e, por isso, a designação “naturalizou-se”… Até que me tornei estudiosa dessas literaturas, já então conhecedora da presença do termo na literatura brasileira.Downloads
References
APPIAH, Kwame Anthony, “The Postcolonial and the Postmodern”. In: Bill Ashcroft, Gareth Griffiths e Helen Tiffin, (eds.), The Post-Colonial Studies Reader, London and New York: Routledge, 1999 (pp. 199-124).
BÂ. Amadou Hampatê, “A tradição viva” [Cap. 8]. In: Joseph Ki-Zerbo (Editor). História Geral da África – Volume I. Comitê Científico Internacional da UNESCO para Redação da História Geral da África. 2.ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010 (p.167-212).
BENJAMIN, Walter, “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov” (1936). Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Volume I, 3a. Ed. São Paulo, Editora Brasiliense, 1987.
BLOOM, Harold, O Cânone Ocidental. Lisboa: Editorial Caminho, 1997.
CHIZIANE, Paulina, Ventos do Apocalipse (1993) Lisboa: Editorial Caminho, 1999.
GASSAMA, Makhily, Kuma – Interrogation sur la Littérature Nègre de Langue Française (poésie-roman), Dakar-Abidjan: Les Nouvelles Éditions Africaines, 1978.
IRELE, F. Abiola, The African Imagination: Literature in Africa & the Black Diaspora. Oxford: Oxford University Press, 2001.
MATA, Inocência, “No fluxo da resistência: a literatura, (ainda) universo da reinvenção da diferença”. In Revista Gragoatá. Programa de Pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. nº 27 – 2º semestre 2009 Niterói, 2010.
MEMMI, Albert, Retrato do Colonizado Precedido do Retrato do Colonizador, Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 3ª ed., 1989.
ONG, Walter J., Orality & Literacy, London: Routledge, 1997.
RIÁUSOVA, Helena, “Problema da afinidade tipológica e da identidade nacional: o exemplo dos géneros grandes da narrativa da comunidade zonal das literaturas africanas de expressão portuguesa”. In: Littératures Africaines de Langue Portugaise: à la Recherche de l’Identité. Actes du Colloque International Actes du colloque international (Paris, 28-29-30 Novembre, 1 Decembre 1984), Paris: Fondation Calouste Gulbenkian/Centre Culturel, 1985 (pp. 537-543).
ROSCOE, Adrian, Mother is Gold. Cambridge: Cambridge University Press, 1971.
SALES, Germana Araújo e FURTADO, Marli Tereza, Teoria do Texto Narrativo. Belém: EDUFPA, 2009.
TINE, Alioune, “Por une théorie de la littérature africaine écrite”. Présence Africaine (Paris), nr 131-134, 1985.
THIONG’O, Ngugi Wa, Decolonizing the Mind: the Politics of Language in African Literature. Oxford: James Currey, 1996.
VANSINA, Jan, “A tradição oral e sua metodologia” [Cap. 7]. In: Joseph Ki-Zerbo (Editor). História Geral da África – Volume I. Comitê Científico Internacional da UNESCO para Redação da História Geral da África. 2.ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010 (p.167-212). (pp. 139-166).
VIEIRA, Luandino. Nosso Musseque. Luanda: Editorial Njira, 2003.
VIEIRA, Luandino, Luuanda. Sao Paulo: Editora Ática, 1990.
WIEVIORKA, Michel, A Diferença, Lisboa, Fenda, 2003.
ZUMTHOR, Paul, Introduction à la Poésie Orale, Paris: Editions du Seuil, 1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.