Ernesto Lara Filho e o romantismo brasileiro
Palabras clave:
Romantismo brasileiro, Ernesto Lara Filho, Estética, Sensibilidade nacional,Resumen
Neste trabalho proponho-me interpretar as similitudes, salvaguardas as diferenças ideológicas de cem anos, que revelam o estado de espírito romântico brasileiro (principalmente o do indianismo e do negrismo) e o espírito inconformista do poeta Ernesto Lara Filho (Benguela, 1932 - Huambo, 1977) - inconformismo em relação ao intelectualismo, ao convencionalismo estético e sócio-político, ao esgotamento das formas e idéias dominantes, onde a imaginação e o sentimento, a emoção e a sensibilidade se sobrepõem à lei e à razão, o status quo. São estes aspectos da poesia de Ernesto Lara Filho que a aproximam da estética romântica brasileira (ou vice-versa) onde os elementos da Natureza têm a função de fundamentar a sensibilidade nacional e pátria e de retratar a realidade cultural e social circundante, vale dizer, nacional.Descargas
Citas
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editorial Sul-Americana, 1959.
LARA FILHO, Ernesto. O canto de martrindide e outros poemas feitos no Puto [Na portada: Huambo, 1964], Lisboa: Minerva, 1964. (13 poemas. Retirado de circulação).
LARA FILHO, Ernesto. Seripipi na gaiola. Luanda: ABC, 1970. (12 poemas).
LARA FILHO, Ernesto. Crónicas da roda gigante. Porto: Afrontamento, 1990.
MATA, Inocência. A natureza e o núcleo simbólico da nação na literatura angolana. In: SIMPÓSIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE LITERATURA SOBRE NACIONALISMO E REGIONALISMO, 2, lisboa, 1995. Comunicação. Lisboa: Faculdade de Letras, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.