A travessia da escrita machadiana
Palabras clave:
Memorial de Aires, Machado de Assis, escrita machadiana,Resumen
A narração machadiana constrói-se de uma maneira tal que se pode falar de determinadas posições do sujeito da enunciação em relação a seus fantasmas. Assim, é possível pensar num trajeto que se pode chamar de travessia exatamente pelas modificações ocorridas na escrita de Machado de Assis até o Memorial de Aires.Descargas
Citas
ASSIS, Machado de. Mémoires posthumes de Bras Cubas. Paris: Métilié, 1989.
ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1971. v. I. p. 51 1-639: Memórias póstumas de Brás Cubas; p. 807-944: Dom Casmurro; p. 945- 1.093: Esaú e Jacó; p. 1.095-1.200: Memorial de Aires.
ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 197 1. v. 2. p. 386-390: Cantiga de esponsais; p. 504-5 11: A desejada das gentes; p. 519-525: Trio em lá menor.
COSTA LIMA, Luiz. O controle do imaginário: razão e imaginação no ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 242-261: Machado e a inversão do veto.
COUTINHO, Afrânio. Estudo crítico. In: ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1971. v. I: Machado de Assis na literatura brasileira.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.